Relato: Inclusão Educacional e Social

Pedagoga: Inês Roseli Soares
E-mail para contato: inesroseli@yahoo.com.br
Instituição
: E Francisco Beltrão - Modalidade de Educação Especial
Município / Estado: Francisco Beltrão - PR
Segmentos em que foi aplicado:
alunos de Ensino Médio






Relato

É importante, para o educando, a reflexão sobre a inclusão da pessoa com deficiência, reconhecendo-o como cidadão com direitos e deveres, porém com necessidades específicas ocasionadas pela presença da deficiência. Diante da condição de ser colega de sala de aula e/ou mesmo de trabalho, reconhecer na pessoa com deficiência a condição de ocupar os mesmos espaços que os demais cidadãos sem ser discriminado e, ainda, quando necessário, ter o atendimento especializado para sua melhor participação com vez e voz nos espaços que estiver ocupando.

Os objetivos propostos foram provocar a discussão e o reconhecimento a respeito da capacidade da pessoa com deficiência ocupar os mesmos espaços que as demais pessoas, sendo reconhecidos como cidadãos, sem discriminações, além de refletirem, juntamente com os discentes, apontando experiências bem-sucedidas, sobre pessoas com deficiência que tiveram oportunidades educacionais e que estão incluídas no trabalho formal e/ou mesmo atividades laborais.

Encaminhamentos Metodológicos

1º Encontro (50 minutos)
  • Exposição sobre os atendimentos especializados que são oferecidos para suprir as necessidades educacionais das pessoas com deficiência;
  • Apresentação de vídeos a respeito das atividades educacionais destinadas à pessoa com deficiência, que tratam dos assuntos: aulas na Escola Especializada para o atendimento de pessoas com deficiência mental, centro de atendimento ao cego e sobre o atendimento do surdos;
  • Provocamos um debate com os discentes a partir das questões:
  1. Você conhece alguma pessoa com deficiência, já conversou, conviveu ou possui na família?
  2. Conhece as razões que levaram estas pessoas a apresentar algum comprometimento significativo em seu desenvolvimento?
  3. O que você sabe sobre o atendimento educacional das pessoas com deficiências e a respeito do trabalho delas?
  4. Outras questões que surgiram dos próprios educandos.

2º Encontro (50 minutos)
  • Retomada do assunto, resgatando pontos do encontro anterior, questionando o que os alunos lembravam do que foi conversado inicialmente, do vídeo e do debate, entrando quase que em um novo debate, pois os discentes mostraram-se entusiasmados.
  • Depoimentos de pessoas que estão diretamente envolvidas com pessoas com deficiência:
    1. uma mãe de pessoa com deficiência;
    2. uma professora da Escola de Educação Especial;
    3. um trabalhador que tem como companheiro de trabalho uma pessoa com deficiência.
  • Apresentação de um texto sobre o trabalho da pessoa com deficiência: “Acessibilidade e Trabalho de Pessoa com Deficiência”, de Genaura Tormin, publicado no Recanto das Letras em 09/09/2009. Após leitura compartilhada, foi realizada uma discussão, aproximando-se da realidade ouvida nos depoimentos anteriores.

3º Encontro (50 minutos)

Retomada das discussões e experiências citadas nos dois primeiros encontros, e roda de conversa com quatro trabalhadores, empregados, com carteira de trabalho assinada, que apresentam deficiência intelectual. Este foi um momento marcante para os discentes, uma vez que tiveram a oportunidade de dialogar com trabalhadores, com deficiência intelectual, atendidos pela Escola de Educação Especial, onde receberam a formação profissional necessária para o ingresso no mercado competitivo de trabalho, sendo encaminhados pela Entidade.

O diálogo teve momentos importantes com perguntas como:
  1. Quais são seus sonhos?
  2. O que vocês pensam da discriminação?
  3. Não é mais interessante receber o benefício de prestação continuada do que trabalhar?
  4. O que vocês fazem com o dinheiro que ganham, quem os auxilia para não serem enganados com o saldo recebido?
Os discentes produziram, como conclusão da oficina, um texto coletivo, registrando o tema abordado.

O trabalho foi importante e conseguiu envolver todos os alunos, tendo em vista a forma da abordagem. No início, houve "piadinhas" porém, com os encaminhamentos propostos, todos se envolveram e o resultado acabou sendo bastante interessante. Inclusive, ficou agendado novo trabalho com o tema "prevenção da excepcionalidade".

 Vídeos Utilizados

thumb do vídeo acessibilidade no trabalho
Acessibilidade no Trabalho
thumb do vídeo acessibilidade
LIBRAS - Acessibilidade

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Referências
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