Relato: Organização do Plano de Trabalho Docente

Professor: Crescêncio Ribeiro dos Santos
Estabelecimento: C. E. La Salle - EFM
Município: Pato Branco/Paraná
Segmentos em que foi aplicado: Professores
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não






Relato

O Plano de Trabalho Docente - PTD  é a forma de o professor se organizar para ministrar suas aulas. Parte dos professores já o pratica, muitos anotam num caderno todo o conteúdo que passarão para o aluno, porém os professores mais experientes nem precisariam disso. Entretanto, hoje, é uma exigência para o bom acompanhamento dos conteúdos escolares.

Sou professor de Geografia do Estado do Paraná há pouco tempo. Essa organização não fazia parte do meu dia a dia, mas senti muito a falta de um diário. Sempre gostei de criar meus projetos no Corel Draw, mas observando muitos professores anotarem suas aulas em cadernos comuns, outros nem anotarem por não terem noção de "por onde começar" e sabendo da existência das DCE do Estado do Paraná, decidi criar um formulário de controle de aulas que resolvesse o meu problema e, quem sabe, de outros colegas.

A capa pode ser personalizada ou padronizada, depende de cada professor ou professora. O formulário consta de calendário escolar, Diretrizes Curriculares e espaços para anotar conteúdos estruturantes, conteúdos básicos e específicos, metodologia, recursos didáticos, avaliação e data de aplicação das referidas aulas, ação que facilitou muito o meu trabalho, pois agora tenho todas as informações que necessito em um único documento.


Recursos utilizados: (materiais produzidos pelo professor)

imagem do plano de trabalho
Diretrizes Curriculares
imagem do plano do trabalho
Planejamento de conteúdos específicos

ícone vídeos

Ideias para organização do Plano de Trabalho Docente




Recomendar esta página via e-mail: