Relato: Gincana Cultural

Pedagoga: Judithe Santana Palazzo
Nome do Coautoras: Veralice Mariano e Maria Helena da Silva
E-mail para contato: judsant@seed.pr.gov.br
Instituição: E. E. Dr. Olavo Garcia Ferreira da Silva - EF
Município - Estado: Londrina - Paraná
Segmentos em que foi aplicado: Comunidade escolar
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia-a-dia Educação? Sim*








Relato:

Nos dias 03, 04 e 05 de novembro de 2010 a Escola Estadual Dr. Olavo Garcia Ferreira da Silva promoveu a sua primeira Gincana Cultural, que contou com o envolvimento de toda comunidade escolar. O objetivo foi interagir e motivar os alunos por meio de atividades lúdicas, de pesquisa e de entretenimento. Além disso, colocar em prática os conteúdos das disciplinas do currículo, ministrados em sala de aula, estimulando, além do aprendizado, a autoestima, a socialização entre os integrantes da comunidade escolar (professores, alunos, funcionários, equipe pedagógica e direção), o senso de coletividade e o respeito às diferenças.

Os professores envolveram-se no preparo das tarefas, e cada qual sugeriu uma proposta de atividade para que os alunos pudessem realizar dentro do espaço escolar, cujo conteúdo houvesse sido anteriormente trabalhado em sala de aula. A direção apoiou em todos os sentidos, técnicos e estruturais, provendo materiais necessários. A equipe pedagógica coordenou as atividades pedagógicas.

A Escola Olavo Garcia atende uma comunidade com características muito próprias, pois como está situada em um bairro da periferia da cidade possui uma clientela muito carente e com poucos recursos. Os propósitos de atividades como essa são, além da interação, o resgate da autoestima, o estimulo à continuidade dos estudos, pois temos um histórico de evasão que vem sendo revisto e transformado ao longo dos últimos anos, exatamente pelo exercício de atividades extracurriculares, aulas diferenciadas e atividades de campo que são muito interessantes aos alunos.

A organização dessas atividades foi iniciada um mês antes, com projetos de pesquisa, preparação e produção de material para exposição, o que já era previsto em nosso calendário de atividades internas. Foi montada uma equipe de coordenação, responsável pelas atividades, sorteio das equipes e premiação. Como atendemos apenas no período diurno e contamos com 12 salas de aula/período, foram divididas quatro equipes por período, sendo que cada grupo era formado por séries distintas, caracterizado e identificado por uma cor e o nome, os quais foram previamente determinados pela comissão organizadora da gincana, por meio de sorteio de uma cor e um Estado do Brasil: vermelha – Bahia; azul - São Paulo; amarela - Rio de Janeiro; verde – Amazonas; laranja – Mato Grosso; rosa e/ou pink - Rio Grande do Sul; preta - Minas Gerais e branco – Paraná.

Cada equipe contou com dois (2) professores coordenadores e dois (2) alunos que estavam encarregados de auxiliar nas distribuições das tarefas e atividades realizadas nos três dias da gincana.

Em cada abertura do dia tivemos o “grito de guerra” das equipes, seguidas das demais atividades programadas, envolvendo membros da família dos alunos, como trazer a mãe e/ou avó para cantar uma canção antiga, ou qual das mães pregava um botão mais rapidamente, etc.

Houve várias atividades envolvendo operações matemáticas (como construção de figuras geométricas); experimentos de ciências (plantas medicinais, etc.), História e Geografia (quebra-cabeças, construção de mapas, etc.) e conhecimentos gerais, todos fazendo uso de materiais recicláveis.

Aconteceram, ainda, provas nas quais foram arrecadadas roupas usadas para serem doadas para a própria comunidade, garrafas pet para o Natal e a horta comunitária. Brincadeiras como caracterização da equipe, corrida do saco, dança da cadeira, estouro de bexigas, ata-desata, pula-corda, bambolê e cone, etc. além das provas relâmpagos que aconteciam a todo instante e obrigava a estarem muito atentos.

O marco da apresentação foi a pesquisa, confecção e apresentação de um cartaz com o tema: “ Bullyng é coisa séria”, mostrando-se bastante bonita a preocupação que os alunos demonstraram com o assunto. Para finalizar, houve uma premiação para os 1os, 2os e 3os lugares, com a apresentação de um grupo de pagode composto pelos próprios alunos.

Cada equipe (turma) foi avaliada pela pontuação estipulada para a realização das tarefas e, em alguns aspectos específicos, como: desempenho, caracterização, pesquisa e conhecimento. Havia uma banca julgadora das atividades realizadas, composta pela direção, membros da equipe pedagógica, professores e alunos, que decidiram sobre a pontuação final das equipes.

Percebemos que todos os trabalhos desenvolvidos durante a gincana foram feitos com capricho, afinco e dedicação, apesar da falta de condição financeira. Percebeu-se, também, que os talentos podem ser exteriorizados de várias maneiras. E foi o que aconteceu com nossos alunos.

Foi uma experiência gratificante. Embora tenha sido a primeira vez, surpreendeu-nos a organização que os próprios alunos demonstraram. Mais do que vencidos e vencedores, fizemos grandes amizades. Houve algumas falhas, próprias da inexperiência, que foram necessárias para lapidarmos a próxima, que será no ano que vem e que, com certeza, será melhor, pois fará parte do nosso calendário de atividades. Acreditamos que começamos a trilhar um bom caminho, no resgate e na continuidade de um ensino de qualidade e igualitário para todos.

Fotos de alguns trabalhos:


foto de apresentação de cartazes
Apresentação de cartazes
trabalho dos alunos
Trabalho dos alunos


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