Relato: Feira Interdisciplinar

Pedagoga: Josiane Preto
Instituição: Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Francisco Beltrão
Município / Estado: Francisco Beltrão - PR
Segmentos em que foi aplicado: Professores, Alunos, Pais, Funcionários, Comunidade
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não








Relato

O CEEBJA de Francisco Beltrão realizou nos dias 30 de setembro, 01 e 02 de outubro de 2009, a I Feira Interdisciplinar, uma iniciativa da direção, equipe pedagógica e professores, que constava do Calendário Escolar e do Planejamento Curricular Anual.

Fez parte dos objetivos da Feira Interdisciplinar:
  1. Mostrar a interdisciplinaridade trabalhada nas diferentes áreas do conhecimento, numa exposição dos principais trabalhos elaborados pelos alunos, com a orientação dos respectivos professores;
  2. Proporcionar estratégias para a aquisição de conhecimentos e criar, paralelamente, condições de socialização e valorização dos trabalhos produzidos por alunos e professores, de forma a tornar públicas atividades significativas desenvolvidas no ambiente escolar; bem como promover a multiplicidade de ideias com referência nas disciplinas, integrando os conteúdos aos trabalhos, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio;
  3. Aguçar a curiosidade em conhecer outras disciplinas e as relações que guardam entre si, superando a dicotomia entre o ensino e o conhecimento, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências o que, muitas vezes, não são entendidas como complementares umas das outras.
Sendo assim, o CEEBJA estendeu o convite a toda população para que visitassem a Feira Interdisciplinar, pois o evento trouxe temas fundamentados cientificamente, com o olhar crítico dos alunos, assuntos em debate permanente na sociedade. Na ocasião, os educandos debateram, produziram e apresentaram parte do conteúdo aprendido ao longo do curso das disciplinas.

Foi uma troca de experiência efetivada pelos alunos e professores, com o objetivo de passar de uma concepção fragmentada para uma concepção unitária do conhecimento, porque sabemos que a prática pedagógica, por meio da interdisciplinaridade, propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como prática coletiva e solidária na organização da escola.

Dessa forma, diante do êxito da atividade, é necessário parabenizar todo o corpo docente e discente deste CEEBJA por essa experiência que possibilitou um aprendizado significativo, contribuindo para o aprimoramento do trabalho coletivo, bem como denotando grande relevância social e cultural dos temas abordados.


Fotos de alguns trabalhos

foto de trabalhos da feira cultural
Trabalhos artísticos produzidos pelos alunos
foto de trabalho da feira cultural - mapa do PR
Mapa do Paraná
Recomendar esta página via e-mail: