Relato: Semana Cultural - Feira Cultural Etnias

Pedagogas: Ana Paula Mayer Hass e Josiane dos Santos Ferreira
Estabelecimento: C. E. Amadeu Mario Margraf
Município: Palmeira - PR
Segmentos em que foi aplicado: alunos
Foi utilizado algum recurso do Portal?  Não







Relato:

No dia 10 de outubro de 2009, o Colégio Estadual Amadeu Margraf promoveu sua primeira Feira Cultural, com o objetivo de motivar seus alunos por meio de atividades extracurriculares, despertando o interesse em aprender e participar de novas atividades, diferenciadas do dia a dia da sala de aula.

O professor José Carlos Winkler, diretor do colégio, enfatiza que “a proposta vai mais além, esse tipo de trabalho faz com que a comunidade e os próprios colegas vejam do que cada um é capaz, pois o fato do bairro ser afastado do centro leva muitas pessoas a ter uma imagem distorcida de nossos alunos”.

É preciso oferecer oportunidades aos nossos jovens, e a Feira Cultural teve como meta a socialização dos educandos e suas famílias. Vimos, por meio dessas atividades, um interesse incomum na produção dos trabalhos. Os alunos compareciam, fora do período de aulas, para pesquisar, montar murais, fazer cartazes.

Os trabalhos desenvolvidos nessa feira foram sobre as etnias que formaram a colonização do nosso município, ou seja, a afro, italiana, polonesa, indígena, russa, alemã e japonesa, quando tivemos as apresentações e atividades expostas nas salas de aula.

A organização dessas atividades foi iniciada depois das férias de julho. Porém, logo veio o recesso por causa da Gripe A. Assim, no retorno, recomeçamos os trabalhos de pesquisa e produção de materiais com os alunos. Cada grupo de três professores ficou encarregado de trabalhar com uma turma. Realizamos um sorteio das etnias que fizeram parte da colonização do nosso município, para que os professores ajudassem os alunos na pesquisa. Foram desenvolvidos cartazes, maquetes, curiosidades, elaborados alguns pratos típicos de cada cultura, bem como tivemos a apresentação de dança, capoeira, e judô. Cada pessoa deu um pouco de si, contribuindo com o resgate de nossas raízes.

Na abertura da feira tivemos, também, algumas apresentações externas, com o Grupo de Vozes do nosso colégio, assim como uma apresentação de capoeira com os alunos do 2º ano do Ensino Médio e, para o fechamento, uma apresentação de judô, da Academia Marista.

Cada equipe (turma) foi avaliada nos seguintes aspectos: empenho, oralidade, pesquisa e trabalho. Os professores responsáveis por sua turma é que foram os avaliadores, os alunos também fizeram sua autoavaliação para que em um próximo trabalho possam melhoram cada vez mais!

Fotos da Feira Cultural

imagem atividade na escola
Apresentação de capoeira

imagem atividade da escola
Apresentação de judô
imagem da feira
Trabalho apresentado na feira

imagem da feira
Apresentação de música
Recomendar esta página via e-mail: