Relato: Cultura Afrobrasileira e Africana

Professora: Eloá Franco
E-mail para contato: eloafranco@seed.pr.gov.br
Instituição: E. E. Profª Hilda Faria Franco
Município - Estado: Rio Branco do Sul - PR
Segmentos em que foi aplicado: alunos
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia-a-dia Educação? Links para imagens da página TV Multimídia:








Relato

O presente relato é fruto de uma atividade desenvolvida na disciplina de História, junto aos alunos do Programa Viva a Escola, da Escola Estadual Profª Hilda Faria Franco, situado na cidade de Rio Branco do Sul, estado do Paraná.

Diante da necessidade de abordar com maior amplitude a temática Cultura AfroBrasileira, surgiu a possibilidade da elaboração de um álbum de figurinhas que envolvesse características diversas da cultura em questão. Assim, o primeiro passo a ser dado foi a seleção de algumas imagens relacionadas ao tema, fazendo uso do laboratório de informática da escola. Na sequência, essas imagens foram repassadas aos alunos via TV Multimídia para serem analisadas, lidas e debatidas.

Continuando o trabalho, os alunos foram orientados para pesquisar em livros, jornais e internet, informações sobre o que as imagens representavam. Em duplas ou trios, anotaram e tiveram a oportunidade de expor a pesquisa para o grande grupo que, em comum acordo, selecionou as pesquisas mais completas e coerentes, levando em consideração o conhecimento obtido em sala de aula. Em posse das imagens e informações, o próximo passo foi transformar as imagens em figurinhas que iriam compor o álbum e as informações que viriam como parte integrante. Cada aluno confeccionou seu álbum e recebeu um pacote com três figurinhas por aula. Quando repetidas, deveriam ser trocadas até que completassem as 28 figurinhas.

O objetivo central desse trabalho foi a promoção de momentos para análise e debate de temas pertinentes à Cultura Afrobrasileira, por meio de recursos tecnológicos. Além de promover a troca de informações aliadas ao conhecimento obtido em anos ou períodos anteriores. Como intuito secundário, mas não menos importante, foi realizada a elaboração de um material de apoio à aprendizagem, que poderá ser usado de forma interdisciplinar.

Imagens Utilizadas

imagem da África - Burkina Faso
África - Burkina Faso
imagem African Folk Singers
African Folk Singers
imagem paises produtores de cafe
Café: Principais Países Produtores


Ícone de Referências.
Referências
Recomendar esta página via e-mail: