Relato: Casinha Literária - incentivo à leitura

Autores:Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação de Nova Esperança
Co-autora: Sandra Cristiane Stella e Edno Guandalin
Instituição: S. M. E. de Nova Esperança
Município / Estado: Nova Esperança -PR
Segmentos em que foi aplicado: Professores, Alunos, Pais, Funcionários, Comunidade








Relato

A Secretaria Municipal de Educação criou o projeto “Casinha Literária”, a partir da ideia de um vereador do município, em ocupar tal espaço, antes praticamente ocioso, para atividades culturais. O espaço foi construído em uma praça central da cidade e fica desocupado durante praticamente o ano todo, sendo somente usado na época do Natal, pois é o local onde o Papai Noel fica “alojado” nessa época de festas.

O objetivo do projeto era proporcionar à Comunidade e às Escolas acesso à leitura e à diversificação cultural. Sendo assim, foram atendidos alunos da Educação Infantil, Educação Especial e 1º ao 5º anos de escolas públicas e particulares do município de Nova Esperança.

No mês de Abril de 2010, a Casinha Literária foi aberta para a visitação durante uma semana. A organização ficou por conta da equipe da Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação. O ambiente era acolhedor, estimulante e agradável. A visitação teve um horário preestabelecido para que a escola pudesse usufruir, de forma satisfatória e reservada, com os seus alunos, lendo, comentando, instigando-os. Os livros foram adquiridos com recursos próprios da educação e para estimular a leitura, também na escola, foram organizadas “sacolas literárias” com um acervo de livros para cada escola do município.

O projeto atingiu um público muito maior que o previsto, incluindo, além das escolas, os pais e a comunidade em geral. O resultado final foi bastante satisfatório. Confira as fotos:

Alunos Visitantes da Casinha Literária
Alunos Visitantes da Casinha Literária
Casinha Literária
Casinha Literária



Recomendar esta página via e-mail: