Relato: Agenda da Consciência Negra

Pedagoga: Sirlei Aparecida de Oliveira
E-mail para contato: sirleia_oliveira@seed.pr.gov.br
Instituição: E. E. Professora Hilda Faria Franco
Município - Estado: Rio Branco do Sul - PR
Segmentos em que foi aplicado: Professores, Alunos, Funcionários, Comunidade
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Relato
A Lei 10.639/03 tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Afrobrasileira no currículo oficial das escolas públicas e privadas e a Lei Nº11.645/08 incluiu a obrigatoriedade de se trabalhar a Cultura Indígena, sendo que ambas as Leis dão a mesma orientação quanto ao combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação. Ambas são afirmativas, pois reconhecem a escola como um espaço ideal para a formação de pessoas e para a valorização das diversas culturas.

Assim, a Lei 10.639 previu no calendário escolar o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra e a Deliberação CEE – PR 04/2006 entendeu essa data como um momento de culminância das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. Com o objetivo de implementar a aplicação das leis é que apresento o relato das atividades desenvolvidas durante a semana de 16 a 20 de novembro de 2010, na Escola Estadual Professora Hilda Faria Franco – Ensino Fundamental.

Nessa semana, a escola esteve envolvida com várias atividades relacionadas à Agenda da Consciência Negra. Diversos temas e projetos foram realizados com a participação dos professores das disciplinas, alunos, funcionários e convidados.

As atividades realizadas foram registradas para dar visibilidade à história de resistência e organização da população negra. Assim, relato alguns temas, com apresentações: História da consciência Negra, Biografia de Zumbi dos Palmares, Poesias de Castro Alves, Histórico da capoeira, Religiões de matrizes Africanas e Indígenas, Culinária africana e indígena, Máscaras africanas, Ritmos musicais, Vestuários africanos.

As apresentações aconteceram de diversas formas, como: cartazes e TV Multimídia, no que se refere à História da Consciência Negra e à Biografia de Zumbi dos Palmares. Apresentação do jogo da capoeira por alunos da escola e por um grupo chamado Raízes, (a capoeira faz parte de uma cultura de resistência. A partir dela foi possível falar sobre outras formas de resistência como as dos quilombolas que fugiram da escravidão, bem como a resistência na literatura, como nas poesias de Castro Alves). Houve debates com apresentação de gráficos (pesquisas do IBGE, do INEP que fazem referência a qual é o papel social reservado ao negro no mercado de trabalho, na educação, no acesso à saúde, confirmando as desigualdades). Confecção de cadernos de receitas da culinária africana e indígena. Desfiles de máscaras e roupas africanas. Apresentações de danças com diversos ritmos, como: axé, samba, hip-hop e rap. Também a apresentação de uma peça teatral com ações de enfrentamento ao preconceito racial, discriminação e racismo, cujo tema foi a Intolerância Racial.

Um dos objetivos, durante as apresentações da semana da Consciência Negra, era mostrar à comunidade escolar que ainda existem desigualdades e que é necessário lembrar-se do direito à igualdade na diversidade.

Recursos utilizados:
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África - Burkina Faso
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African Folk singers


Referências


BRASIL, Lei 10.639, de 09 de Janeiro de 2003.

BRASIL, Lei 11 645, de 10 de março de 2008.

JORNAL 30 DE AGOSTO. 20 de novembro Dia da Consciência Negra. APP-Sindicato, nov. 2010 (edição especial).

PARANÁ, Seed/DEB. Diretrizes Curriculares da Educação Básica, História, 2001.

PARANÁ, Seed/DEB. Cadernos Temáticos: Educando para as Relações Étnicos-Raciais II do Estado do Paraná. 2006.
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