Relato: Ações para evitar perdas do livro didático - PNLD

Pedagoga: Cristiane Rodrigues de Jesus
Estabelecimento
: E. E. José Ribas Vidal - Ensino Fundamental
Município / Estado: Campo Largo-PR
Segmentos em que foi aplicado
: Pais, alunos e professores
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não






Relato

No início de cada ano letivo nossa escola sofria com a falta de livros didáticos para atender a todos os alunos. Um dos grandes motivos para tal situação era a falta de cuidado com os livros que, ao final do ano, não eram devolvidos à escola, ou quando isso ocorria, a grande maioria estava danificada. Tendo em vista essa situação, a partir das reflexões proporcionadas pela capacitação Livro Didático da SEED que tratou a respeito do manuseio e conservação do livro PNLD, surgiu a ideia de envolver todo o coletivo da escola.

Dessa maneira, nossa primeira ação envolveu os pais. A reunião de pais em nossa escola ocorre geralmente no mês de março de cada ano letivo e tem como objetivo principal informar sobre as normas e o funcionamento geral da escola, bem como a apresentação dos professores e funcionários aos pais. No ano de 2008, aproveitamos essa tradicional reunião para abordar a importância da conservação dos livros didáticos.

Após a explanação do Regime da Escola e da apresentação dos professores e funcionários, a pedagoga tomou a palavra e abordou dicas básicas de manuseio e cuidado com os livros em casa , tais como: destinar um local específico para guardar os livros evitando acidentes, orientar o filho a limpar a mesa antes de realizar a tarefa, encapar os livros, auxiliar o filho na consulta do horário de aulas evitando peso excessivo na mochila, entre outros.

Na ocasião comentamos com os pais que se fosse para adquirir o livro em uma livraria o custo seria em torno de R$ 98,00 para cada livro. Muitos pais não tinham nem ideia de quão caro seria se fosse necessário pagar por estes livros e espantaram-se com seu valor monetário. Ao abordarmos esta questão aproveitamos o momento para conscientizar os pais de que os livros são adquiridos pelo governo com o dinheiro dos impostos que pagamos. Comentamos que por seu uso ser coletivo e comprado com dinheiro do povo, ele se constitui em patrimônio público e por este motivo deve ser conservado. Enfatizamos que se estes cuidados fossem respeitados, certamente haveria livros para todos no próximo ano. Acreditamos que abordando tais assuntos trabalhamos também conceitos de cidadania com os pais.

Por fim, solicitamos que assinassem o termo de compromisso e entregamos os livros didáticos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. Para os pais que não puderam comparecer, enviamos bilhete na agenda escolar e antes de entregar os livros, comentamos as sugestões básicas de manuseio.

Nesta primeira reunião, atendemos somente os pais da 7a e 8a séries, pois nestas turmas tínhamos livros sobrando. Para as turmas de 5a e 6a séries, nas quais faltavam livros, utilizamos o SISCORT - "Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica" para remanejar os livros que sobraram para escolas que precisavam e solicitar de outras escolas os livros que faltavam. Dessa forma conseguimos atender a todos os nossos alunos. Além do trabalho com os pais, realizamos um trabalho com os alunos, enfatizando os mesmos cuidados citados acima, incluindo: utilizar o caderno para anotações, evitando anotar nos livros; antes de ir embora, verificar embaixo da carteira se não esqueceu nenhum material; não emprestar seu livro em hipótese alguma.

Com relação aos professores e funcionários, realizamos várias ações. Para os professores, solicitamos que fiscalizassem se os livros estavam encapados além de orientarem os alunos a colocar o nome nos livros. Tal ação possibilitou localizar o dono do livro, nos casos de esquecimento. A bibliotecária ficou responsável pelos termos assinados e, ao final do ano, de passar nas salas recolhendo os livros didáticos, anotando o nome dos alunos que não entregaram no prazo determinado. Neste caso, contamos com o auxílio da auxiliar administrativo, que ligou para os pais solicitando que devolvessem os livros. O secretário ficou incumbido de, no momento em que os pais solicitassem a declaração de transferência, lembrá-los de devolver os livros se não no mesmo dia, no dia em que viessem buscar a transferência do filho.

Ao final do ano, constatamos que as ações mencionadas acima realmente tiveram o efeito esperado, pois somente um livro foi extraviado e a conservação dos demais estava excelente.

Recursos utilizados:

ícone legislação
Resolução nº 03/08

Programa Nacional do Livro Didático – PNLD.
ícone link interessante
Siscort - FNDE

Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica
ícone pdf
Termo de Compromisso do Livro Didático
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