Relato - Reconstrução Coletiva do PPP: reflexão, possibilidades e avanços

Pedagogo: Alexandro Muhlstedt
Instituição: C. E. Professor Francisco Zardo - EFPM
Município / Estado: Curitiba - PR
Segmentos em que foi aplicado: Professores, alunos e funcionários.
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Relato:


Em março de 2009 iniciamos o trabalho na escola para a reconstrução do Projeto Político-Pedagógico - PPP - do Colégio Francisco Zardo. A versão do PPP que existia era confusa, contraditória, repleta de correções feitas pela coordenação do Setor e não coincidia com a realidade e o retrato do Colégio. Entre nós: foi feito para cumprir os prazos e não para retratar, verdadeiramente, a "cara" da escola.

Diante desse panorama, organizamos um cronograma para reconstruir o PPP, seguindo, basicamente, dois princípios: a PARTICIPAÇÃO de todos: pais, alunos, funcionários, direção, pedagogos e professores - e o RETRATO fiel da realidade, dos anseios, dos sonhos e das práticas do Colégio. Para isso, a revisão bibliográfica (por meio das obras de Danilo Gandin, Ilma Passos e Celso Vasconcelos) e o processo metodológico (Qualitativo, Participativo e Gradual) foram definidos. Foram, então, organizadas as comissões de Alunos e Pais, de cada turno do colégio e, incluídos, todos os professores e funcionários em outras duas comissões.

O primeiro passo foi construir a Árvore dos Problemas”e a Árvore das Soluções, por meio da técnica Tempestade de Ideias. Em março e abril, todas as Comissões realizaram tal atividade.Vale ressaltar que todas as ações foram registradas em livro ata específico, como forma de preservar a memória do processo e organizar a sequência das atividades. Também fotos e relatos escritos dos participantes foram catalogados.

Para os professores, em encontro num sábado à tarde, foi apresentada a teoria que embasa a construção coletiva do PPP, por meio de cartazes e palestra do pedagogo Alexandro Muhlstetd (o relator dessa experiência). Esclarecimento de dúvidas, debate, questionamentos e trabalho em grupo foram ações concretizadas nesse dia. Em síntese, apresentou-se a organização das partes do PPP: Marco referencial, Diagnóstico e Programação.

Após a construção de 16 árvores, solicitou-se a cada comissão a elaboração de duas tarefas: descrever ações do cotidiano que retratam os problemas apontados, bem como sugestões de ações para superar, minimizar ou eliminar tais problemas. Após, cada grupo foi provocado a escrever, para cada solução apresentada, uma definição ou conceito para a solução e, depois, ações que poderiam ser vistas no cotidiano da escola que demonstrassem que o problema estava sendo trabalhado” e sua solução sendo implementada. Para isso, utilizou-se cada momento, incluindo encontros aos sábados com os professores e algumas noites com pais e alunos, para escrever e dar forma a tudo que foi apresentando pelas comissões ao construírem as árvores.

De posse de todo esse material, registrado em forma de tabelas, esquemas, textos e fotografias, a equipe pedagógica costurou” as informações, buscando referenciais teóricos para fundamentar a produção já realizada. Para a elaboração do Marco Referencial, optou-se por trabalho em grupo de professores para responderem questões sobre: mundo, sociedade, homem, educação, escola, comunidade, processos pedagógicos, etc. No Diagnóstico, organizou-se pesquisa sobre números, estatísticas e realidade do Colégio. Professores e pedagogos escreveram o perfil do aluno, do professor, da comunidade, das ações pedagógicas, das festas, dos programas e projetos existentes na escola. Alunos opinaram e descreveram seu ponto de vista sobre a escola e pais deram palpites e ideias sobre escola, educação e participação. Na Programação, foram elencadas todas as ações do cotidiano, as regras gerais, as políticas, as estratégias, as rotinas e as linhas de ação para melhoria do Colégio.

Por fim, o material foi todo organizado, gerando o documento mais importante no Colégio Francisco Zardo: o PPP. Documento construído coletivamente, retratando o que temos, o que somos e o que queremos para uma escola de qualidade. No final de agosto uma versão do PPP foi entregue ao Setor. A coordenadora Viviane Langer acompanhou, de certa forma, a construção desse PPP e ficou entusiasmada por ver o resultado do trabalho. Por isso, convidou para apresentar a trajetória da construção às equipes pedagógicas das 22 escolas do setor Santa Felicidade, o que aconteceu no dia 22 de setembro de 2009. Enfim, construir um PPP coletivamente dá muito trabalho, no entanto é a possibilidade de construir, na escola, uma linha única de trabalho, respeitando a diversidade e propiciando a participação, a integração e a organização do trabalho pedagógico.

Fotos do Processo de Reconstrução do PPP:

foto de professores, em grupo, discutindo e construindo o conjunto de regras e rotinas do Colégio, como parte da Programação do PPP foto de Professores, em grupo, discutindo e construindo o conjunto de regras e rotinas do Colégio, como parte da Programação do PPP foto de Professores, em grupo, discutindo e construindo o conjunto de regras e rotinas do Colégio, como parte da Programação do PPP


*Recursos utilizados:

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