OTP - Pedagogia Progressista - Tendência Pedagógica Libertadora



Pedagogia Progressista - Tendência Libertadora
Manifestação da Prática Pedagógica
  • Primeira experiência: Movimento de Cultura Popular no Recife (1964).
  • Projeto de Educação de Adultos:
círculo de cultura;
centro de cultura.
Papel da Escola Formação da consciência política do aluno para atuar e transformar a realidade.
  • Problematização da realidade, das relações sociais do homem com a natureza e com os outros homens, visando a transformação social.
Função da Avaliação
  • Prática emancipadora.
  • Desenvolvimento e progresso do grupo a partir de um programa definido coletivamente com o grupo.
  • Prática vivenciada entre educador e educando, no processo de grupo, pela compreensão e reflexão crítica.
  • Trabalhos escritos e autoavaliação em termos do compromisso assumido com o grupo e com a prática social.
Relação Professor - aluno
  • Professor e aluno são sujeitos do ato do conhecimento.
  • O professor é o coordenador de debates, adaptando-se às características e necessidades do grupo.
  • O aluno é sujeito ativo no grupo.
Técnicas de Ensino Métodos e técnicas que se refazem na práxis: Grupos de discussões, debates, entrevistas.
Métodos de Ensino Método Dialógico
  1. O método exige uma relação de autêntico diálogo, em que os sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido.
  2. A problematização da situação permite aos alunos chegar a uma compreensão mais crítica da realidade através da troca de experiências em torno da prática social.
  3. Deve possibilitar a vivência de relações efetivas.
  4. Dispensam-se programas previamente estruturados, bem como aulas expositivas, assim como qualquer tipo de verificação direta da aprendizagem, formas essas próprias da "educação bancária", portanto domesticadoras.
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