OTP - Pedagogia Progressista - Tendência Pedagógica Libertária



Pedagogia Progressista - Tendência Libertária
Manifestação da Prática Pedagógica
  • Antiautoritarismo e autogestão são os princípios fundamentais da proposta pedagógica anarquista (que abrange várias correntes: libertários, psicanalistas e sociólogos).
Papel da Escola
  • Desenvolver mecanismos de mudanças institucionais e no aluno, com base na participação grupal, onde ocorre a prática de toda a aprendizagem.
  • Exercer uma transformação na personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário.
  • Resistência contra a burocracia como instrumento de ação dominadora e controladora do estado.
Função da Avaliação
  • Não prevê nenhum tipo de avaliação dos conteúdos. Ela ocorre nas situações vividas, experimentadas, portanto incorporadas para serem utilizadas em novas situações.
Relação Professor - aluno
  • Professor e aluno são livres, um em relação ao outro e desenvolvem uma relação baseada na autogestão e no antiautoritarismo.
  • O professor é um orientador, um catalisador que realiza reflexões em comum com os alunos. Cabe a ele: ajudar o grupo a desenvolver-se, auxiliando no desenvolvimento de um clima grupal em que seja possível aprender e superar os obstáculos para aprender que estão enraizados no indivíduo e no grupo, ajudar o coletivo a descobrir e utilizar os diferentes métodos de pesquisa, ação observação e feedback, liberar as forças instituintes do grupo, que funciona como analisadores das instituições.
Técnicas de Ensino
  • Vivência grupal.
  • Assembléias.
  • Reuniões.
Métodos de Ensino Faz o movimento do composto ao simples, do geral ao particular, do número à unidade, da harmonia ao som, da regra ao fato, do princípio à aplicação.
  1. Vai do observado ao não-observado, do conhecido ao desconhecido.
  2. Método racional, experimental, científico: estimula a curiosidade, favorece a atividade cerebral, se afasta da credulidade, coloca a razão e a memória no seu devido lugar.
  3. O exercício da liberdade pelo aluno tem que ser efetivo e real desde o início, com caráter progressivo, manifestando-se plenamente nos últimos anos escolares.
  4. Interesse em crescer dentro da vivência grupal.
  5. Relevância da experiência, da atividade prática que é incorporada e utilizada em situação nova.
  6. A participação grupal deve ser obtida através de assembleias, conselhos, eleições, reuniões, associações, de tal forma que o aluno leve para a escola e para a vida cotidiana tudo que aprendeu.
  7. A autogestão é o conteúdo e o método, resume tanto o objetivo pedagógico, quanto o político.
  8. Escolhida uma matéria, o aluno é estimulado à pesquisa.
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