OTP - Pedagogia Liberal - Tendência Pedagógica Escola Tecnicista



Pedagogia Liberal - Tendência Escola Tecnicista
Manifestação da Prática Pedagógica
  • Surge no Brasil em meados da década de 50, mas é introduzida efetivamente no final dos anos 60, com predomínio a partir de 1978.
  • As Leis 5.540/68 (ensino universitário) e 5.692/71 (ensino de 1º e 2º graus) são marcos da implantação do modelo tecnicista.
Papel da Escola
  • Articula-se com o sistema produtivo para aperfeiçoamento do sistema capitalista, preocupando-se com a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica.
  • Valoriza aspectos mensuráveis e observáveis.
Função da Avaliação
  • Ênfase na produtividade do aluno, mensurada a partir de testes objetivos.
  • Realização de exercícios programados.
  • Ocorre no final do processo, com a finalidade de constatar se os alunos adquiriram os comportamentos desejados.
  • Exagerado apego aos livros didáticos.
Relação Professor - aluno
  • O professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, é o técnico responsável pela eficiência do ensino.
  • O aluno é um ser fragmentado, espectador que está sendo preparado para o mercado de trabalho para "aprender a fazer".
Técnicas de Ensino
  • Coloca a atenção em modos instrucionais que possibilitam controle efetivo dos resultados: instrução programada, pacotes de ensino, módulos instrucionais, etc.
Métodos de Ensino Método Científico
  1. Preocupação científica que está baseada em princípios da tecnologia educacional.
  2. “Harmonização” entre as necessidades dos alunos e os valores sociais.
  3. Objetivos instrucionais operacionalizados em comportamento observável e mensurável.
  4. Procedimentos instrucionais.
  5. Ênfase nos meios, na instrução programada, nas técnicas de microensino, nos recursos audiovisuais.
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