Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Paulo Freire

imagem do educador
1921-1997



"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."
"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."


Paulo Freire se opôs aos privilégios das classes dominantes, as quais impedem a maioria de usufruir os bens produzidos pela sociedade. Para ele, a modificação desse quadro deveria partir dos próprios oprimidos, depois de um trabalho de conscientização e politização. Sua principal ideia refere-se a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes e a pedagogia do oprimido. A pedagogia do dominante é fundamentada em uma concepção bancária de educação, predomina o discurso e a prática, da qual deriva uma prática totalmente verbalista, dirigida para a transmissão e avaliação de conhecimentos abstratos, numa relação vertical, o saber é dado, fornecido de cima para baixo; é autoritária, pois manda quem sabe. Nesta concepção, denominada por Freire de Educação Bancária, o sujeito da educação é o educador, sendo os educandos como vasilhas a serem enchidas pelo conhecimento depositado pelo educador.

Segundo Freire, a Pedagogia do Oprimido é uma proposta de oposição à esta realidade. Nesta concepção a educação surgiria como prática da liberdade, que deve surgir e partir dos próprios oprimidos. Não é suficiente que o oprimido tenha consciência crítica da opressão, mas que se disponha a transformar essa realidade. Sua proposta se configura como um trabalho de conscientização e politização.

A educação, segundo Freire, deveria passar necessariamente pelo reconhecimento da identidade cultural do aluno, sendo o diálogo a base de seu método. O conteúdo deveria estar de acordo com a realidade cultural do educando e com a qualidade da educação, medida pelo potencial de transformação do mundo.

Atuou na Educação de Jovens e Adultos, privilegiando o diálogo e o trabalho em grupos e valorizando os conhecimentos trazidos pelos educandos. A partir disso desenvolveu uma metodologia para a Alfabetização de Jovens e Adultos condizente com suas ideias e com sua prática. Ela conta com os seguintes passos:
  • levantamento do universo vocabular dos grupos, para a escolha das palavras geradoras
  • organização dos círculos de cultura, formados por pequenos grupos, sob a coordenação de uma pessoa, que não precisa necessariamente ser um professor
  • a representação de uma das palavras, já que estas pertencem ao universo vocabular dos educandos, aliada à sua experiência de vida, gerará temas correlatos, descobrindo-a como suma situação problemática
  • reúne-se todo o material possível para ampliar a consciência e a experiência dos educandos
  • passa-se à visualização da palavra e ao processo de decodificação em unidades menores, para reconstituí-la posteriormente.

Confira algumas publicações:

Artigos relacionados:

Obras:


Recursos Pedagógicos
ícone para áudios
Áudios
ícone para imagens
Imagens
ícones para links interessantes
Links interessantes
ícone para vídeos
Vídeos

Imagens


imagem paulo freire imagem alfabetização imagem paulo freire imagem do educador
Fechar

Áudios
Audiolivro pronto para utilização na TV Multimídia.

ícone para áudios
Paulo Freire e a Palavra Geradora
Parte 1 | Parte 2
ícone para áudios
Pedagogia da Autonomia
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3


Fechar

Vídeos

Vídeos prontos para serem utilizados na TV Multimídia

A Escola

ícone para vídoes
Paulo Freire
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

Fechar

Links Interessantes

imagem da tela inicial do site imagem da tela inicial do site imagem da tela inicial do site imagem da tela inicial do site fórum eja

Fechar

Recomendar esta página via e-mail: