Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Lobrot

imagem do educador
1924- ...

"...pedagogia burocrática é uma pedagogia fundada, essencialmente, na coação. Não é assim devido
a uma maldade inerente aos pedagogos, mas o é pela sua própria natureza. Não é uma pedagogia
que tenha em conta os interesses, quando eles se apresentam, a procura do indivíduo na
dinâmica da sua ação concreta, mas sim uma pedagogia que pretende realizar um plano
logicamente ordenado e, a priori, um programa, uma progressão...
só acidentalmente este 'plano', programa ou progressão vão ao encontro dos interesses
profundos e expressos pelo indivíduo.. Só acidentalmente é eficaz."




Michel Lobrot inventou o método "Non Directional Palestrante" e a "Pedagogia Institucional", na qual defende o conceito de autogestão. Para ele toda autoridade provém do medo que temos do outro, sendo que este medo é uma forma de defesa: se o outro pode me atacar, devo antecipar-me a ele. Assim, a autoridade é uma capacidade de mudar a vontade do outro impondo a ele a nossa vontade, utilizando-se da repressão ou da coerção.


Confira algumas publicações:

Artigos relacionados: Obras:
  • A quoi sert l'école ?
  • Editions de La Louvière
  • L'anti-Freud
  • L'animation non directive des groupes
  • L'intelligence et ses formes
  • La lecture adulte
  • La libération sexuelle
  • La pédagogie institutionnelle
  • La psychanalyse
  • Le Choc des émotions
  • Les difficultés sexuelles de l'adulte
  • Les effets de l'éducation
  • Les forces profondes du moi
  • Lire avec épreuves pour évaluer la capacité de lecture
  • Priorité à l'éducation
  • Pour ou contre l'autorité
  • Troubles de la langue écrite et remèdes
Recomendar esta página via e-mail: