Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Makarenko

foto de Makarenko
1888 - 1939




“É preciso mostrar aos alunos que o trabalho e a vida
deles são parte do trabalho e da vida do país"





Anton Semionovich Makarenko foi diretor da Colônia Gorki, instituição rural que atendia crianças e jovens órfãos que haviam vivido na marginalidade. Lá ele pôs em prática um ensino que privilegiava a vida em comunidade, a participação da criança na organização da escola, o trabalho e a disciplina.

O método criado por ele era uma novidade porque organizava a escola como coletividade e levava em conta os sentimentos dos alunos na busca pela felicidade – aliás, um conceito que só teria sentido se fosse para todos. O que importava eram os interesses da comunidade e a criança tinha direitos impensáveis na época, como opinar e discutir suas necessidades no universo escolar.

Mais que educar, com rigidez e disciplina, ele quis formar personalidades, criar pessoas conscientes de seu papel político, cultas, sadias e que se tornassem trabalhadores preocupados com o bem-estar do grupo, ou seja, solidários. Na sociedade comunista de então, o trabalho era considerado essencial para a formação do homem, não apenas um valor econômico.

Confira algumas publicações:


Artigo relacionado:
Obras:
  • A Marcha do Ano 30
  • F.D.I

Recomendar esta página via e-mail: