Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Bachelard

foto de bachelard
1884 -1962


"Nós acreditamos, com efeito, que o progresso científico manifesta sempre uma ruptura , perpétuas rupturas, entre conhecimento comum (senso comum) e conhecimento científico, desde que se aborde uma ciência evoluída, uma ciência que, pelo próprio facto das suas rupturas, traga a marca da modernidade. (...) Podemos pois colocar a descontinuidade epistemológica em plena luz. (...) A própria linguagem da ciência está em estado de revolução semântica permanente".



Gaston Bachelard critica as concepções continuístas da História das Ciências, introduzindo a categoria de ruptura para assinalar a dupla descontinuidade histórica e epistemológica que na mesma se verifica. A contínua retificação dos conhecimentos anteriores é a chave de todo o progresso científico. A ciência não é pois um conhecimento absoluto, nem rigoroso, mas apenas cada vez mais aproximado do sentido profundo da natureza. O progresso científico faz-se por meio de sucessivas rupturas.

Além do conceito de rupturas, criou o conceito de fenomenotécnica, que são "fenômenos que não estão naturalmente na natureza. Só por uma desrealização da experiência comum se pode atingir um realismo da técnica científica." (Bachelard, 1934)


Confira algumas publicações:

Artigos relacionados:
Obras:
Recomendar esta página via e-mail: