Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Herbart

foto de herbart
1776 - 1841


“Virtude é o nome que convém ao objetivo pedagógico
em sua totalidade. É a ideia da liberdade interior convertida
em realidade permanente numa pessoa.”




Johann Friedrich Herbart foi o precursor da psicologia experimental aplicada à pedagogia. Este autor via a educação como ciência. Ele trouxe para a pedagogia o caráter de objetividade de análise, a psicometria, o rigor e a sistematização do método. Segundo Herbart, a ação pedagógica se orienta por três procedimentos: o governo, a instrução e a disciplina.

O governo é a forma de controle da agitação da criança, inicialmente exercido pelos pais e depois pelos mestres, com a finalidade de submeter a criança às regras do mundo adulto e viabilizar o início da instrução.

A instrução é o principal procedimento da educação e pressupõe o desenvolvimento dos interesses. O interesse determina quais as ideias e experiências que receberão atenção por parte do indivíduo. Herbart não separa a instrução intelectual da instrução moral, pois para ele uma é condição da outra. Para que a educação seja bem-sucedida é conveniente que sejam estimulados o surgimento de múltiplos interesses.

A disciplina é a responsável por manter firme a vontade educada, no caminho e propósito da virtude, supondo autodeterminação, que é uma característica do amadurecimento moral levando para a formação do caráter que está sendo proposto, ao contrário do governo, que é heterônomo e exterior, mais adequado ao trato com as crianças pequenas.

Para ele, a principal função da educação em uma sociedade é a aquisição de ideias por parte dos alunos. A ideia-chave de sua pedagogia é que a instrução é a base da educação. Não lhe interessava se a educação fortaleceria a democracia ou a cultura política.

Sua concepção de aluno parte do pressuposto que os "espíritos" humanos são tábulas rasas, sem qualquer conteúdo, o qual deve ser adquirido através do processo de ensino. Para ele, o conhecimento é dado pelo mestre ao aluno, de modo que só mais tarde o aplica a experiências vividas, é uma educação pela instrução, neste caso, com um caráter intelectualista.

Confira algumas publicações:

Recomendar esta página via e-mail: