Bullying

Uma das causas da violência entre alunos na escola - seja simbólica, psicológica ou física - é o fenômeno bullying. O bullying caracteriza-se por atitudes agressivas, intencionais e repetidas, praticadas sem motivação e, geralmente, de forma velada.

Diferentemente das brincadeiras entre as crianças e os adolescentes, comuns no espaço escolar, e que são esquecidas pouco tempo depois tanto por quem pratica quanto por quem é vítima, o mesmo não se aplica aos casos de bulliyng.  Estudos demonstram que as vítimas de bulliyng podem apresentar baixo desempenho escolar, resistência em frequentar a escola, medo, baixa autoestima, stress, e a probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos antissociais e violentos.

Atualmente, com a popularização das redes sociais na internet e do uso do celular entre os adolescentes, a disseminação de mensagens com imagens e vídeos contendo comentários depreciativos se espalham rapidamente e tornam o bullying ainda mais perverso, tornando o poder de agressão ampliado para além dos muros da escola.

Conforme o seu ato intencional e a ferramenta de comunicação utilizada, o bullying virtual pode ser classificado em:

Ciberbullying - caracterizado como bullying virtual, é fácil de ser praticado, pois o agressor, na maioria das vezes, se mantém no anonimato ou age através de falsos perfis em redes sociais.

Sexting -  forma de violência que advém do termo que une as palavras em inglês “sex” (sexo) e “texting” (ato de trocar mensagens pelo celular). Os adolescentes e jovens utilizam celulares, e-mails, páginas de relacionamento, câmeras fotográficas, mensagens de textos, salas de bate-papo com o intuito de divulgar, publicar ou trocar fotos sensuais, que os próprios jovens fazem de si, seminus ou nus.

Flaming
- configura-se numa das ramificações do bullying e manifesta-se quando crianças e adolescentes se envolvem em discussões com pessoas que conheceram em salas de bate-papo, correndo o risco de serem vítimas de flaming, que é o ato de publicar mensagens deliberadamente ofensivas e/ou com a intenção de provocar reações hostis no contexto de uma discussão (normalmente na Internet). Essas mensagens são chamadas de flames (chamas, labaredas) e na maioria dos casos são publicados em resposta a provocações e/ou ofensas. Praticantes de flaming são chamados de flamers ou trolls.
ícone artigos
Artigos


ícone audios
Áudios
ícone escola interativa
Escola Interativa


ícone foi notícia
Foi notícia
icone trecho  de filmes
Trecho de filme


ícone para vídeos
Vídeos
Recomendar esta página via e-mail: