Gestão Escolar

Notícias

Organização do Trabalho Pedagógico - Plano de Desenvolvimento da Educação

logo do PDE

Plano de Desenvolvimento da Educação - Razões, Princípios e Programas
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é uma política do governo federal lançada no ano de 2007.  Tem como objetivo a melhoria da Educação Básica, e nesse sentido agrega 30 ações que incidem sobre os mais variados aspectos da educação em seus diversos níveis e modalidades.

Segundo o documento "PDE - Razões, Princípios e Programas", disponível no link ao lado, o plano pode ser também apresentado como um  conjunto de programas que visam dar consequência às metas quantitativas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (Lei n. 10.172/01).

Ainda de acordo com a apresentação do plano, o PDE está sustentado em seis pilares:  i) visão sistêmica da educação, ii) territorialidade, iii) desenvolvimento, iv) regime de colaboração, v) responsabilização e vi) mobilização social – que são desdobramentos consequentes de princípios e objetivos constitucionais, com a finalidade de expressar o enlace necessário entre educação, território e desenvolvimento, de um lado, e o enlace entre qualidade, equidade e potencialidade, de outro.
Recomendar esta página via e-mail: