Programas e Projetos - Programa de Atividades de Ampliação de Jornada Escolar

Considerando o estudante sob uma dimensão de integralidade para atender os aspectos cognitivos, político-sociais, ético-culturais e afetivos, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) instituiu os Programas de Atividades de Ampliação de Jornada Escolar, cujo principal objetivo é ampliar tempos, espaços escolares e oportunidades de aprendizagem, visando à formação integral das crianças, adolescentes e jovens matriculados nas instituições de ensino da Rede Pública Estadual do Paraná.

As atividades são ofertadas por meio de macrocampos em diferentes áreas do conhecimento viabilizando o aprofundamento dos conteúdos curriculares, por meio de atividades pedagógicas complementares, que possibilitam encaminhamentos metodológicos diferenciados e favoreçam o desenvolvimento integral dos estudantes.

A proposta de Educação Integral em Turno Complementar compreende diversas jornadas de ampliação, organizadas da seguinte forma:

  • Jornada complementar de 15 horas semanais: compreendendo oito horas diárias de permanência do estudante na instituição de ensino, de segunda-feira a sexta-feira, sendo que às quatro horas do período parcial são acrescidas três horas de atividade no turno complementar, e uma hora para almoço. Nessa jornada é desenvolvido o Programa de Atividades de Ampliação de Jornada Permanente.
  • Jornada complementar de 4 horas-aula semanais: compreendendo quatro horas-aula, distribuídas em dois dias da semana, de segunda-feira a sexta-feira. Nessa jornada serão desenvolvidos os Programas de Atividades de Ampliação de Jornada Periódica, Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo – AETE.
  • Jornada complementar de 2 horas-aula semanais: essa jornada compreende 10 horas semanais para a instituição de ensino, sendo oito horas-aula semanais para quatro turmas, cada uma com duas horas-aula, a serem desenvolvidas em dois dias da semana. Nessa jornada é desenvolvido o Projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná. (Termo de Cooperação Técnica n° 201900014 Seed/Instituto Compartilhar)

Para o ano de 2021 será desenvolvida a atividade de Programação, contemplando o Pensamento Computacional, Cultura Digital e Letramento Digital.

ícone Sistema de Atividades Complementares
Acesse


ícone contatoContato
Departamento de Programas para Educação Básica (DPEB)
Fone: (41) 3340 5825 / E-mail: dpebprogramas.seed@gmail.com
Recomendar esta página via e-mail: