Programas e Projetos - Programa de Atividades de Ampliação de Jornada Escolar

Com a necessidade de se ampliar tempos, espaços e oportunidades educativas para os alunos da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação instituiu o Programa de Atividades de Ampliação de Jornada Escolar, hoje descontinuado. O objetivo era o empoderamento educacional dos sujeitos envolvidos através do contato com os conhecimentos e os equipamentos sociais e culturais existentes na escola ou no território em que ela está situada.

Esse programa constituía-se de atividades integradas ao Currículo Escolar, que oportunizavam a aprendizagem e visavam a ampliar a formação do aluno. O atendimento do programa é para alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, bem como para as necessidades socioeducacionais, considerando o contexto social descrito no Projeto Político-Pedagógico da Escola e o baixo Ideb.

A oferta das Atividades de Ampliação de Jornada Escolar foi regulamentada na Resolução n.º 1.690/2011 e na Instrução Normativa n.º 05/2018- Seed/Sued, e estava contemplada nos projetos político-pedagógicos, garantindo desta forma a continuidade das atividades. Para tanto, era necessário que a escola estabelecesse critérios de avaliação das atividades complementares ofertadas, observando os benefícios para a comunidade escolar.

As Atividades de Ampliação de Jornada Escolar estavam organizadas nas áreas do conhecimento, articuladas aos componentes curriculares, nos seguintes Macrocampos: Aprofundamento da Aprendizagem, Experimentação e Iniciação Científica, Cultura e Arte, Esporte e Lazer, Tecnologias da Informação, da Comunicação e uso de Mídias, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Promoção da Saúde, Mundo do Trabalho e Geração de Rendas.

Os objetivos das Atividades de Ampliação de Jornada Escolar eram:
  • promover a melhoria da qualidade do ensino, por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem em Tempo Complementar, na escola a fim de atender às necessidades socioeducacionais dos alunos;
  • ofertar atividades complementares ao currículo escolar vinculadas ao Projeto Político Pedagógico da Escola, respondendo às demandas educacionais e aos anseios da comunidade;
  • possibilitar maior integração entre alunos, escola e comunidade, democratizando o acesso ao conhecimento e aos bens culturais.

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