Gestão em Foco - Etapa Presencial 2018

O Seminário Gestão em Foco 2018 integra uma das etapas do Programa Gestão em Foco, que visa ao fortalecimento da Gestão Democrática e promove a qualidade da educação por meio da oferta de formação continuada aos diretores(as).

Cerca de 2.400 diretores(as) das escolas estaduais do Paraná participaram do Seminário Gestão em Foco, durante os meses de agosto e setembro, contribuindo nas discussões de temas relacionados à Gestão Escolar e compartilhando suas ações.

Foram cinco encontros presenciais, nos quais os(as) diretores(as) participaram de palestras no Teatro Guairinha; de aulas de campo no Museu Oscar Niemeyer e no Parque da Ciência; e de oficinas para a socialização de Ações Significativas desenvolvidas nas escolas, relacionadas às seguintes temáticas:
  • Abandono e Evasão Escolar: acompanhamento da frequência e rematrícula dos estudantes; prevenção ao abandono e à evasão; retorno do estudante na perspectiva do Programa de Combate ao Abandono Escolar (PCAE); registros, encaminhamentos e acompanhamento dos casos de abandono pelo Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP).
  • Avaliação Educacional: acompanhamento das avaliações de aprendizagem, conselho de classe, leitura dos resultados do rendimento escolar, bem como das avaliações externas e avaliação institucional.
  • Enfrentamento à Violência: ações de enfrentamento, prevenção e superação das situações concretas de violência na escola ou que interferem no processo de ensino e aprendizagem.
  • Gestão Escolar: organização do trabalho pedagógico, ao que se refere a tempos, espaços, rotinas, indisciplina, dentre outras que resultam em avanço na qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
  • Instâncias Colegiadas: meio de efetivação da gestão democrática na escola; mobilização da comunidade local e estímulo à participação das famílias ou responsáveis nos órgãos colegiados (APMF, Conselho Escolar e Grêmio Estudantil), tendo em vista o processo de tomada de decisões que implica na aprendizagem dos estudantes.

Obs.: Os(as) diretores(as) que quiserem compartilhar Ações Significativas e que não foram publicadas nesta edição, devem preencher o formulário on-line abaixo e anexar um texto com um pequeno relato das Ações (conforme modelo "Descrição da Ação Significativa") e o Contrato de Cessão de Direitos Autorais assinado e digitalizado.

As Ações Significativas apresentadas pelos diretores(as), que oportunizaram a aprendizagem a todos os participantes do Seminário, estão publicadas por temáticas a seguir:

ícone pdf
Abandono e Evasão Escolar
ícone pdf
Avaliação Educacional
ícone pdf
Enfrentamento à Violência
ícone pdf
Gestão Escolar
ícone pdf
Instâncias Colegiadas

Outros materiais do Gestão em Foco:
ícone formulário
Formulário

Preencha e envie a Ação Significativa
de sua gestão
ícone galeria de fotos
Galeria de fotos

Confira alguns momentos do
evento
ícone vídeos
Vídeo

Gestão Democrática - Prof. Dr. Angelo Souza

 ícone abandono e evasão escolar
Abandono e Evasão Escolar
ícone avaliação
Avaliação
Educacional
ícone enfrentamento à violência
Enfrentamento à Violência
ícone gestão escolar
Gestão
Escolar
ícone instancias colegiadas
Instâncias
Colegiadas


Anos anteriores: 2017
Recomendar esta página via e-mail: