Tecnologias Educacionais - Aprimora

O que é?
Parceria entre a Seed e a Positivo Tecnologias Educacionais em 2015, sendo aplicada no Colégio Estadual Moradias Monteiro Lobato. Foi a primeira iniciativa de utilização de tablets educacionais com alunos, com o objetivo de testar a utilização do aplicativo Aprimora presente nesses equipamentos. O aplicativo em questão desenvolve competências como a escrita e a interpretação de textos, além de estimular o hábito da leitura. O C.E. Moradias Monteiro Lobato recebeu, como doação, 40 tablets educacionais, carrinho de segurança, notebook e roteador de intranet, objetivando práticas escolares com o uso de dispositivos móveis com alunos do 3° ano do ensino médio e 9° ano do ensino fundamental.
Nessa parceria, a Positivo Tecnologias Educacionais proporcionou formação específica aos professores deste estabelecimento de ensino e, após o período de teste, cedeu para a escola os tablets testados, acesso ao aplicativo, roteador interno e dispositivo de armazenamento e recarga dos equipamentos. A Seed acompanhou as ações de formação e de implementação do aplicativo em aulas de Língua Portuguesa com os 9° anos do ensino fundamental.

Objetivo
Teste do aplicativo Aprimora em tablets educacionais com alunos do ensino fundamental, séries finais e o 3º ano do Ensino Médio.

Cronograma
De fevereiro de 2015 a dezembro de 2015.

Avaliação
Parceria finalizada. Os professores de Língua Portuguesa e a direção do C.E. Moradias Monteiro Lobato apresentaram considerações favoráveis à utilização de tecnologias educacionais em seu contexto, bem como ao uso de tablets com alunos. Na visão da Seed, essa parceria trouxe como resultados a percepção do uso de tecnologias móveis como os tablets, com alunos, vislumbrando a possibilidade de convergência de mídias, a diversidade de recursos de aprendizagens nas diversas disciplinas curriculares e a possibilidade da mobilidade. Ao acompanhar o trabalho pedagógico com tablets nas mãos dos alunos, foi possível observar que houve mobilização da atenção e interesse destes. Cada aluno pode desenvolver as atividades encaminhadas pelo professor com seu próprio estilo de aprendizagem (alguns mais visuais puderam se deter aos recursos audiovisuais sugeridos pelo professor, outros na leitura, ou em áudios). As interações entre os pares e entre alunos e professores também foi potencializada com o uso dos tablets. E também a possibilidade de utilização de recursos tecnológicos digitais fora dos espaços físicos tradicionais, como o laboratório de informática, podendo trabalhar com o recurso em diferentes espaços (sala de aula, pátio, saídas a campo, etc). Desta experiência, a Seed obteve dados iniciais para elaborar o Projeto CONECTADOS, em 2016.
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