Programas e Projetos - Programa Saúde na Escola

imagem ilustrativa contendo a logo do programa saúde na escolaO que é?
O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Qual o objetivo do programa?
O objetivo do programa é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Quem pode participar?
Desde 2013, todos os municípios do país estão aptos a participar do Programa Saúde na Escola. Podem participar todas as equipes de Atenção Básica e as ações foram expandidas para as creches e pré‐escolas, assim, todos os níveis de ensino passam a fazer parte do programa.

Semana saúde na Escola
A Semana Anual de Mobilização Saúde na Escola trata de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação e acontece em torno de temas de mobilização nacional com o intuito de sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno do educando.

Saiba mais sobre o programa:
ícone ações
Ações

Confira as ações a serem realizadas

ícone legislação
Legislação

Acesse decreto, portarias e leis

ícone links interessantes
Links Interessantes

Conheça sites sobre a temática
ícone produções PDE
Produções PDE

Artigos relativos à
temática

ícone publicações
Publicações

Acesse guias, orientações, HQ
ícone sugestão de leitura
Sugestão de Leitura

Leituras sobre uso/dependência de drogas

ícone vídeos
Vídeos

Material audiovisual sobre a temática
Recomendar esta página via e-mail: