Programas e Projetos - eTEC-Brasil

O e-Tec Brasil/Paraná é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação – Seed/PR e o MEC para chegar com a Educação Profissional – Cursos Técnicos subsequentes aos municípios com baixa densidade populacional, democratizando o acesso a Educação Profissional em nosso estado.

O Ministério da Educação, por meio da articulação da Secretaria de Educação a Distância – Seed e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec, lançaram o Edital 01/2007/Seed/Setec/MEC, dispondo sobre o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec Brasil.

Tal iniciativa constitui-se uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Governo Federal. Trata-se, pois, de um passo importante para a democratização do acesso ao Ensino Técnico público, através da modalidade de Educação a Distância, visando chegar com a Educação Profissional Técnica aos municípios de pequena densidade populacional, onde não temos oferta de cursos técnicos, e as populações que se encontram nas periferias dos centros urbanos, incentivando os jovens a concluírem o Ensino Médio.

O Edital foi estruturado em duas partes:

Parte A:
Os municípios, os Estados e o Distrito Federal puderam apresentar propostas (Anexo I do Edital) de adequação de escolas de ensino fundamental, médio e escolas técnicas para que as mesmas sediem os cursos de educação profissional técnica em nível médio, na modalidade a distância.

Parte B:
As instituições públicas municipais, estaduais e que ministram ensino técnico em nível médio (Universidades, Centros de Educação Tecnológica, Faculdades de Tecnologia, Escolas Técnicas e Escolas Agrotécnicas) apresentaram seus projetos de cursos a serem ofertados na modalidade a distância, de acordo com o Anexo II do Edital e seguindo as Diretrizes para elaboração das propostas.

As propostas foram encaminhadas ao Ministério da Educação, que constituiu Comissão responsável pela análise e seleção.

No Paraná 163 instituições públicas se apresentaram para a oferta dos cursos técnicos EaD. Apenas 33 municípios foram contemplados. A Seed/PR em parceria direta com UFPR ampliou para as outras escolas que haviam solicitado os cursos. Dessa forma contamos com o atendimento a 107 municípios, em 126 estabelecimentos públicos com a oferta dos cursos de Técnico em Gestão Pública e Técnico em Secretariado, já com previsão de funcionamento para 2008. Para 2009 estamos ofertando os cursos de Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente.

Instituições responsáveis pela oferta dos cursos Técnico no Paraná:
  • Escola Técnica da Universidade Federal do PR – Técnico em Gestão Pública e Secretariado.
  • Universidade Tecnológica Federal do PR – Informática e Meio Ambiente.
Cursos/Onde cursar:
ícone pdf
DECRETO Nº 6.301, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007
Institui o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec Brasil.
ícone
Contato
Cicero Vieira Torres Júnior - kino@seed.pr.gov.br / (041) 3340-1677
Recomendar esta página via e-mail: