Programas e Projetos - Escola Criativa

Projeto iniciado pela Assessoria de Comunicação da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude), com o intuito de divulgar as escolas que fazem uso da criatividade para encontrar soluções e recursos de aproveitamento e reciclagem, visando a preservação do ambiente.


ícone
Acesse a galeria de fotos

Águas pluviais (Col. Est. Jardim Independência - Sarandi)

O colégio instalou cisternas para captação de água da chuva. "Com um gasto total de 6.500 reais em toda a implantação do projeto (dois reservatórios de 10 mil litros, calhas, adaptação do telhado para captar melhor a água da chuva e bombas para levá-la aos banheiros, além da mão de obra), conseguimos economizar, por mês, cerca de 27 mil litros de água, que antes era retirada de poços artesianos", revela o vice-diretor Adalto da Silva, coordenador do projeto. Segundo ele, esse valor se paga em cerca de três anos e meio devido a economia com água e esgoto.

O projeto foi idealizado para conscientizar os alunos sobre economia de água. "De nada adianta apenas falar para os alunos que eles devem economizar sem mostrar exemplos reais de como fazê-lo. Agora os alunos vêem como uma simples reforma pode mudar muito nosso futuro, quando as chances de faltar água são muito grandes", explica o vice-diretor.

"O que num primeiro monento era um problema, devido as características da construção, sob coordenação da Direção do Colégio, um sistema de Captação das Águas Pluviais tornou-se um ótimo projeto de utilização dessa água."

Ideraldo Belini Ribeiro da Silva
Supervisor de Edificações Escolares - Maringá

ícone
Acesse a galeria de fotos
Restauração de carteiras (Colégio Estadual Barão do Rio Branco - Londrina)

Com criatividade e a ajuda dos alunos, a professora Cassilda Sandri Espada, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Londrina, resolveu os problemas de carteiras danificadas na sua sala de aula. Utilizando lixas e tinta acrílica, a professora estimulou os alunos a restaurar as carteiras da sala de artes e pintá-las com figuras. Uma ótima maneira de melhorar o ambiente escolar, deixando o lugar mais bonito e agradável.
Recomendar esta página via e-mail: