Gestão Escolar

Geração Atitude

geração atitude
geração atitude
Página do Geração Atitude na
Assembleia Estadual do Paraná

O que é?
O "Geração Atitude" é um projeto que tem o objetivo de apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil.

Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público do Paraná, o projeto tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça do Paraná e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.

Como é desenvolvido o trabalho nas escolas?
O Projeto Geração Atitude é desenvolvido em 160 escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná e permite a participação de todas as escolas interessadas, uma vez que a metodologia e os materiais de apoio podem ser utilizados de forma aberta e irrestrita.
As ações do projeto buscam despertar o interesse dos jovens para temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Compreendendo melhor esses assuntos, os estudantes podem tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam a escola, o bairro, a cidade, o estado e o país.

O projeto é dividido em três ações principais: "Geração na Escola", atividades realizadas por professores, promotores de Justiça e juízes de Direito, a "Caravana da Cidadania", concurso que selecionará as melhores ideias de projetos de Lei de estudantes do Paraná e a "Gincana da Cidadania", um programa de televisão de cunho educativo-cultural gravado nas escolas públicas da capital e do interior do Estado.

A metodologia prioriza a construção coletiva e a criatividade do grupo na proposição do trabalho a ser desenvolvido. Bate-papo com alunos, palestras, gincanas cidadãs, concursos culturais, eleições simuladas, trabalhos e feiras escolares são algumas sugestões. Não há exigência quanto ao formato das atividades, as equipes têm liberdade para estabelecer seus métodos e ações.

O Geração Atitude é desenvolvido em três eixos principais:
  • Geração na Escola
  • Caravana da Cidadania
  • Gincana da Cidadania

Guia do Cidadão: Para contribuir com o Geração Atitude, a coordenação do projeto elaborou o "Guia do Cidadão", uma publicação de 64 páginas que concentra, em linguagem direta e acessível, informações sobre Democracia, Política, Eleições, Voto, Cidadania. O Guia aborda também as funções de todos os Poderes e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro. A publicação está disponível na versão digital, aberta para consulta, reprodução e utilização por todos os interessados. O material foi produzido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e a Secretaria Especial da Juventude do Paraná.

E se minha escola não for selecionada?
Entendemos que a formação cidadã é essencial para todos os jovens. Assim, mesmo se sua escola não esteja entre as selecionadas pelo projeto, você pode utilizar os materiais, como o guia do cidadão e as sugestões de aula, para promover esse debate.

Acesse abaixo os materiais referentes ao projeto Geração Atitude:

ícone guia do cidadão
Guia do Cidadão
links interessantes
Links Interessantes
ícone sugestão de aulas
Sugestão de
Planos de Aula
ícone vídeos
Vídeos
icone foi noticia
Foi notícia

Realização:
logo assemblélia legislativa do paraná logo assessoria especial da juventude  logo ministério público do estado do paraná logo movimento paraná sem corrupção logo secretaria de educação logo governo do estado do paraná
Recomendar esta página via e-mail: