Geração Atitude

geração atitude
ícone cronograma
Cronograma

ícone escolas participantes
Escolas Participantes


geração atitude
Geração Atitude
da Alep


ícone escola interativa
Escola Interativa
O que é?
Geração Atitude é um programa que possui o objetivo de apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil.

Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público do Paraná, o Programa tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

As ações do programa buscam despertar o interesse dos jovens para temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

Compreendendo melhor esses assuntos, os estudantes podem tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam a escola, o bairro, a cidade, o estado e o país.

Como é desenvolvido o trabalho nas escolas?
No ano de 2019, o programa Geração Atitude será desenvolvido em instituições públicas com oferta de Ensino Médio, indicadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e que fizeram a adesão ao Programa.

As atividades propostas no Programa Geração Atitude priorizam a construção coletiva e a criatividade do grupo na proposição do trabalho a ser desenvolvido, em forma de Projeto de Lei.


O Geração Atitude está dividido em duas ações principais:
As atividades propostas no Programa Geração Atitude priorizam a construção coletiva e a criatividade do grupo na proposição do trabalho a ser desenvolvido .

Para contribuir com o Geração Atitude, foi elaborado o Guia do Cidadão, material de apoio aos estudantes participantes e professores orientadores dos projetos, com informações sobre Democracia, Política, Eleições, Voto e Cidadania.

A versão on-line do Guia do Cidadão está disponível nesta página, no ícone “Guia do Cidadão”, para acesso de todos os interessados.

Como efetivar a inscrição?
As inscrições para os Projetos de Lei terão início no dia 1º de junho e encerram-se no dia 31 de agosto de 2019. Os professores orientadores das instituições de ensino selecionadas e que fizeram a adesão ao Programa deverão preencher o formulário que será disponibilizado na página do Ministério Público do Paraná.

E os projetos vencedores?
Os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão constituída por integrantes do Legislativo do Estado do Paraná. Serão escolhidos 32 projetos de lei. Os autores dos projetos selecionados, bem como o(a) professor(a) orientador(a) receberão como prêmio uma viagem à Curitiba e poderão conhecer o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de visitar o Ministério Público do Paraná. A viagem está prevista para ocorrer no período de 18 a 22 de novembro.

Acesse os materiais do Programa Geração Atitude:
ícone guia geral do cidadão
Guia do Cidadão


links interessantes
Links Interessantes
ícone pdf
Regulamento
ícone sugestão de aulas
Sugestão de
Planos de Aula
ícone vídeos
Vídeos

Realização:
logo assemblélia legislativa do paraná logo assessoria especial da juventude  logo ministério público do estado do paraná logo movimento paraná sem corrupção logo secretaria de educação logo governo do estado do paraná
Recomendar esta página via e-mail: