Diretrizes Curriculares Estaduais - Parte 1

Entrevista realizada por Renato Marin para o programa Dia-a-dia Educação Especial sobre o tema Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE).

A entrevistada é professora doutora Yvelise Arco-Verde, secretária de Educação do Estado do Paraná, que aborda questões referentes às Diretrizes Curriculares Estaduais e aos programas de capacitação continuada de educadores, funcionários e alunos. Realização ano de 2007.

Nessa primeira parte, Arco-Verde inicia comentando a atualização da lei do Sistema de Educação do Paraná, que é de 1962. Exemplificou com a questão do Ensino Fundamental de 9 anos que já é realidade nacionalmente, mas não ocorre no Paraná além de outras especificidades de nosso estado, como a Educação Profissional, os Colégios Agrícolas, a Formação inicial e Continuada, o Programa de Trasporte Escolar, a Merenda Escolar. Enfatizando a necessidade de aprovação de uma lei que englobe esses aspectos.

Em seguida, comentou sobre os programas de formação inicial e continuada dos professores, afirmando que é fundamental no sentido de atualizar os conhecimentos dos professores. Destacou o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e a avaliação realizada sobre o programa.Também explica os objetivos desse programa e como é sua logística.

Por fim, falou sobre a implantação da TV Paulo Freire, comentando os desafios e possibilidades que virão.

Produção: TV Paulo Freire

Idioma: Português

Palavras-chave: Sistema de Educação. Formação Continuada. Programa de Desenvolvimento Educacional. Mestrado. Doutorado. TV Paulo Freire.

Duração: 18min58s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 13638
  • 43
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações