Esperando pelo Super Homem - Fábricas de evasão escolar

O documentário nos lembra que as "estatísticas" educacionais têm nomes: Anthony, Francisco, Bianca, Daisy e Emily, cujas histórias são a base deste filme. Esperando Pelo Super-homem acompanha cinco crianças norteamericanas e seus pais que desejam obter uma educação pública decente, mas que acabam tendo que entrar em uma loteria, em formato de bingo, para obterem uma boa escola, porque os colégios próximos às suas casas são fracassos estrondosos. O destino do país não será decidido em um campo de batalha, será determinado em uma sala de aula.



Este trecho apresenta o estudo do Dr. Robert sobre escolas que são fábricas de evasão. Comenta sobre a falta de perspectiva dos jovens e a mudança de visão do fracasso dos bairros para o fracasso das escolas. Bill, reformador educacional que estudou em uma dessas escolas, diz que a maioria dos seus colegas do Ensino Médio, atualmente, encontra-se detidos. Uma animação é apresentada para comparar os gastos da educação com o do sistema prisional, chegando à conclusão que o investimento em educação é menor.



O trecho permite discutir a questão da evasão escolar, reformas educacionais e o financiamento da educação americana, na tentativa de comparar com a situação do Brasil.



Ficha Técnica: Waiting for Superman, Documentário, 111min., 2010. Diretor: Davis Guggenheim.



Palavras-chave: educação, escola, Estados Unidos, bairro, escola, evasão escolar, ensino médio, jovens, falta de perspectiva, investimento educacional, sistema prisional.

  • 23371
  • 213
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações