Lutero - Reforma Protestante e Hist. da Educação

O filme conta a história de Martinho Lutero, monge alemão, fundador da Igreja Protestante. Devido aos abusos da Igreja Católica no século XVI, com grande exploração de seus fiéis, especialmente por meio da venda de indulgências, Lutero lutou por uma igreja voltada a Deus, sem a corrupção dos poderosos católicos da época.



Neste trecho, Lutero visita Roma e fica indignado com a prática da venda de indulgências. Em conversa com seu superior, comenta sua indignação, o qual percebe que Lutero precisa conhecer mais para de fato propor as mudanças que deseja. Assim envia Lutero para cursar Doutorado em Teologia, fato que demarca o início duas ideias que causariam a Reforma Protestante.



A cena permite discutir junto aos alunos do curso de Formação de Docentes a influência da Reforma Protestante na educação, a qual na época já servia a doutrinação. A Reforma de Lutero teve como consequência o movimento de Contra Reforma (surgimento da Companhia de Jesus) que intensificou o papel da escola no século XVI como doutrinadora.



Ficha técnica: Lutero, Drama, Alemanha, 2003, 121 min. Direção: Eric Till.



Palavras-chave: História da Educação, religiosidade,relações de poder, percepção da realidade, relações culturais, Reforma Protestante.

  • 74294
  • 908
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações