Mãos talentosas - imaginação e escolha de profissão

O filme narra a história real do Dr Benjamin Carson, um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo. Cresceu em um lar desfeito e em meio à pobreza e ao preconceito, suas notas eram baixas e seu temperamento inflamado. Sua trajetória descreve o papel vital que sua mãe, uma senhora analfabeta, mas muito inteligente, que insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, ajudando-o a expandir sua imaginação, inteligência e a crença em si mesmo. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça - uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia.



A cena apresenta a mãe de Ben estimulando-o após ele comentar que não é inteligente e não tem imaginação. Durante o culto, na igreja, enquanto o pastor conta a história de um médico missionário, ele vivencia uma experiência utilizando sua imaginação e descobre que quer ser médico. Mesmo em meio às dificuldades que vivenciam, mais uma vez a mãe estimula e apoia seu filho, enfatizando que ele pode tudo o que quiser, desde que trabalhe para tal.



O trecho possibilita discutir com os pais a importância do incentivo aos filhos, além de discutir com os professores o processo de desenvolvimento da imaginação.





Fonte: Gifted Hands The Ben Carson Story, 2009(EUA), Direção: Thomas Carter



Palavras-chave: escola, pais, relacionamento pais-filhos, incentivo, inteligência, imaginação, estímulo, literatura infantil, literatura, escolha de profissão.

  • 61505
  • 891
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações