Informativos

29/03/2023

Educação oferece avaliação de fluência de leitura para redes municipais de ensino

Escolas das redes municipais de todo o Paraná estão aplicando, desde o dia 21 até 31 de março, avaliações de fluência de leitura, para analisar o nível de alfabetização dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental. A ação é parte do programa Educa Juntos, da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), que prevê uma série de medidas para colaboração entre a rede estadual e as municipais.

Ao todo, participam da avaliação de fluência 3 mil escolas e 130 mil alunos de 397 municípios. O teste, aplicado a todos os estudantes do 2º ano das escolas participantes, consiste na leitura de palavras e textos com diferentes graus de complexidade. A professora, neste momento, pode observar se há fluência na leitura e se há pausas ou dificuldade entre as palavras. Ela também grava a leitura do aluno na plataforma CAEd (do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora). 

Os áudios gravados são avaliados por uma equipe que analisa a fluidez e ritmo da leitura do estudante, para identificar seu perfil de leitor — do pré-silábico ao fluente. A partir dessa análise, as escolas terão um diagnóstico sobre o nível de alfabetização de seus estudantes e poderão propor estratégias pedagógicas voltadas às suas próprias necessidades dentro do processo de alfabetização.

"É considerado fluente o estudante que consegue ler até 65 palavras por minuto. Eles têm até o final do 2° ano do fundamental para adquirir essas habilidades, mas neste momento é importante ter um diagnóstico prévio do nível em que esses estudantes se encontram, para que os municípios e redes de ensino possam fazer intervenções e garantir que essas habilidades sejam adquiridas ao longo do ano”, diz Anderfábio Oliveira dos Santos, diretor de Educação da Seed. Ele esteve presente nesta terça-feira (28) na avaliação feita na Escola Municipal Jardim Santo Inácio, em Curitiba. A secretária municipal de Educação, Maria Silvia Bacila, também acompanhou as atividades.

"Nós consideramos algo positivo, até para que nós possamos entender em que fase essas crianças estão, se estão lendo mais pela rota lexical [relativa ao vocabulário] ou pela fonológica [relativa ao som], dois itens bem avaliados por esse método que está sendo aplicado", comenta Bacila. A secretária ainda reforça que os resultados ajudarão a potencializar as ações de apoio ao ensino-aprendizagem nos primeiros anos do ensino fundamental.

Educa Juntos — Implementado no final de 2020, o programa Educa Juntos é uma iniciativa da Seed-PR que tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a educação infantil.

Algumas das ações feitas desde então foram distribuição de material didático de Língua Portuguesa e Matemática para professores e cerca de 180 mil estudantes do 1° e 2° anos do ensino fundamental; oferta do Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP) para 296 municípios, para monitorar a frequência dos alunos e combater o abandono escolar; oferta para 330 municípios do Registro de Classe Online (RCO), ferramenta que conta com 2 mil aulas editáveis para os professores utilizarem o conteúdo da forma que preferirem; além da oferta da Prova Paraná (chamada de Prova Curitiba na rede municipal da capital), uma avaliação diagnóstica dos níveis de absorção dos estudantes em relação aos conhecimentos considerados essenciais para cada etapa de ensino.


Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 28/03/2023. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.