Informativos

27/03/2019

Mãos Amigas: escolas recebem obras de manutenção feitas por apenados

O Colégio Estadual Ermelino Leão, em Curitiba, ganhou um novo visual. A escola, localizada no bairro Boa Vista, passou por um processo de revitalização da pintura externa e interna realizado por apenados do Programa Mãos Amigas, do Governo do Paraná. Mais de 300 escolas estaduais já foram beneficiadas pelo programa com obras de manutenção, pequenos reparos e melhorias.

O secretário de Estado da Educação, Renato Feder, participou nessa quarta-feira (20), junto com alunos, pais, professores e funcionários, da entrega do selo de conclusão do trabalho.

“O Mãos Amigas é muito importante porque ajuda na manutenção das escolas com pequenas reformas e pinturas e ao mesmo proporciona uma possibilidade de cidadania ao apenado. Ele vem até a escola, trabalha, aprende uma profissão, fica mais motivado para retomar à sociedade. E os maiores beneficiados nesse processo são os alunos, que recebem uma escola mais bonita e bem cuidada”, disse Feder.

Os materiais utilizados nos trabalhos foram adquiridos com recursos próprios do Governo do Estado e doações da comunidade escolar. A diretora do colégio, Silmara Maria Cordeiro, contou que o visual da escola incentiva os alunos. “Eles reparam que a escola está bonita e bem cuidada e se sentem pertencentes àquele espaço e responsáveis por cuidar, para que continue com essa aparência. Essa sensação de pertencimento também reflete no aprendizado, eles ficam mais motivados”, disse.

ESCOLA BEM CUIDADA - A mudança no Ermelino Leão é visível para quem passa na frente da escola. O corredor de entrada, portões e muros, refeitório, corredores, salão de ventos e salas administrativas receberam pintura nova. Também foram realizadas pequenas obras de melhorias nos banheiros dos funcionários e calçadas.

O aluno do 6° ano do Ensino Fundamental, Edison Carlos de Oliveira Neto, de 12 anos, aprovou. “Para mim o mais importante são os estudos, mas estudar em uma escola com uma boa aparência motiva mais porque deixa tudo com um clima mais gostoso”, opinou.

A comerciante Lívia Benevides Balan, mãe da aluna Beatriz Benevides, de 10 anos, também do 6° ano, representante do Conselho Escolar, contou que a comunidade reconhece os avanços e melhorias no colégio. “Decidi matricular minha filha na escola depois de conversar com os pais porque percebi que eles admiram a escola e percebem que a instituição está passando por reformas estruturais e novos projetos pedagógicos. Ver a escola bonita, com um ambiente melhor para os nossos filhos e ver a felicidade deles traz um retorno significativo aos pais”, disse Lívia.

PROGRAMA - O programa Mãos Amigas utiliza mão-de-obra de apenados do sistema penitenciário semiaberto para execução de serviços de manutenção, conservação e reparos de unidades escolares e de imóveis do patrimônio público. Atua em escolas de Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Guarapuava.

Além de ajudar na conservação e revitalização de prédios públicos, o programa contribui para a ressocialização dos apenados participantes e para a possibilidade de redução da pena, e permite uma economia na execução dos serviços de reparos.

O Mãos Amigas é realizado em cooperação pelo Instituto Fundepar e pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP) - Departamento Penitenciário (Depen), com interveniência do Paraná Educação.



Esta notícia foi publicada no site educacao.pr.gov.br/ em 205/03/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.