Informativos

08/03/2019

Cursos em outros países para servidores da Educação

A Secretaria da Educação do Paraná divulga oportunidade de cursos em outros países para servidores efetivos da rede estadual de ensino:



Curso de Capacitação para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos

O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos – PDPI está com inscrições abertas até o dia 17 de março de 2019. O programa destina-se a todos os professores de Língua Inglesa em exercício nas escolas públicas estaduais de Educação Básica do Paraná. O seu objetivo é o fortalecimento da proficiência oral e escrita e o compartilhamento de metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.

Os professores selecionados participarão de curso intensivo de 06 (seis) semanas, em universidade nos Estados Unidos, no período de 26 de junho a 10 de agosto. A seleção dos candidatos será realizada pela equipe técnica da Comissão Fulbright e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Os interessados deverão acessar o endereço eletrônico https://fulbright.org.br/edital/pdpi-professores-de-inlges/ para realizar a leitura do Edital nº 4/2019 e o preenchimento do formulário de inscrição.



Professores da Educação Básica podem participar de curso no Canadá

Os professores em efetivo exercício nas escolas da rede estadual do Paraná poderão concorrer ao processo de seleção do Curso de Aperfeiçoamento ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e o Colleges and Institutes Canada – CICan.  O curso terá duração de 08 (oito) semanas e será realizado no período de 2 julho a 30 de agosto de 2019, com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional de professores que atuam nas escolas públicas estaduais. A submissão de candidatura ao processo de seleção e classificação será realizada exclusivamente por meio eletrônico até o dia 26 de março de 2019.  O Edital nº 3/2019 com os requisitos para a candidatura e o Formulário de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico: www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-de-desenvolvimento-de-profissionais-da-educacao-basica-no-canada.



Coordenadores e Supervisores da Educação Básica podem participar de curso na Irlanda

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e o Mary Immaculate College, em Limerick, na Irlanda, estão selecionando Coordenadores e Supervisores pedagógicos em efetivo exercício nas escolas da rede pública de Educação Básica para realizar Curso de Especialização em Educação. O curso será realizado no período de junho/2019 a junho/2020 e tem o objetivo de promover a capacitação dos profissionais que atuam na coordenação ou supervisão pedagógica, com 06 (seis) vagas destinadas a cada região do Brasil.

Para realizar a inscrição são necessários dois passos:

1. Atualizar seu currículo na plataforma eletrônica da Capes, disponível no endereço: http://freire.capes.gov.br.

2. Acessar o link http://inscricao.capes.gov.br, preencher o formulário e anexar os documentos exigidos para a candidatura.

O prazo final das inscrições é 26 de março de 2019.

Mais informações sobre o curso podem ser conferidas no Edital nº 2/2019, disponibilizado no site da Capes: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-de-desenvolvimento-de-profissionais-da-educacao-basica-na-irlanda. Dúvidas sobre o programa podem ser enviadas para coord.irlanda@capes.gov.br.



A Secretaria Estadual de Educação poderá conceder aos professores da rede estadual do Paraná que forem aprovados afastamento com ônus limitado, de acordo com o definido no Decreto Estadual nº 444/1995. Para tanto, o professor deverá assumir o compromisso de participar como formador em eventos, seminários, cursos e webconferências, quando convocado pela Seed, durante um ano, e de compartilhar e aplicar os conhecimentos adquiridos durante sua formação no exterior na instituição de ensino da rede estadual em que estiver atuando.



Esta notícia foi publicada no site educacao.pr.gov.br/ em 07/03/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.