Informativos

24/01/2019

Oficinas reforçam a liderança dos diretores das escolas estaduais

Assessoria de comunicação/Seed

Cerca de 700 diretores, chefes de sete Núcleos Regionais de Educação (NREs) e técnicos pedagógicos participaram nessa quarta-feira (23) do segundo dia de oficinas com foco na liderança dos gestores das escolas estaduais do Paraná. As atividades aconteceram durante o Seminário de Diretores – Aprendizagem em Foco 2019, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, em Pinhão, no Centro-Sul do Estado.

Os servidores participaram de oficinas de avaliação (diagnóstico e plano de ação), liderança, hora-atividade, tecnologia e inovação, e gestão de sala de aula. “Também estamos mostrando aos diretores diversos instrumentos tecnológicos para que eles possam levar essas ferramentas para suas escolas. Outro assunto importante que trabalhamos foi a questão da gestão em sala de aula que é muito importante para a escola e o diretor darem o suporte ao professor”, destacou o secretário de estado da Educação, Renato Feder.

INTERAÇÃO - O diretor Nelson Alexandre Zarth, do Centro Estadual de Educação Profissional Assis Brasil, de Clevelândia, no Sudoeste, participou das oficinas de tecnologia e inovação. Ele lembrou da importância de trabalhar com novas tecnologias na educação no campo. “A tecnologia vem sendo usada cada vez mais no campo e é importante observar de que forma estão sendo utilizadas para levar esse conhecimento para os nossos alunos”.

Nelson e os colegas participaram de atividades interativas, com a troca de experiências de escolas que usam recursos tecnológicos em sala de aula. Um dos recursos apresentados para os diretores foi o e-mail personalizado do Google para professores e alunos da rede estadual, o @Escola, que oferece uma série de ferramentas para melhorar a comunicação entre professores e alunos. Além disso, foram realizadas atividades práticas relacionadas ao pensamento computacional e a computação física.

“Os diretores estão tendo a oportunidade de observar algumas tecnologias para repensar seu planejamento anual para os professores, o que é possível levar e implantar em suas escolas”, explicou o docente Ezequiel Menta, responsável pela oficina.

HORA-ATIVIDADE - Conceito, cultura e legislação foram trabalhados durante a oficina de hora-atividade. Ao final da formação, os profissionais elaboraram um plano de ação para o período de preparação dos docentes de acordo com a realidade de cada escola. “Nessa oficina de hora-atividade, especificamente, acho muito importante porque é nesse momento que vamos planejar as estratégias e métodos para termos aulas de qualidade focando no aprendizado do nosso aluno”, disse a diretora Luzia de Mello, do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, de Foz do Iguaçu.

SEMINÁRIO - O Seminário para Diretores - Aprendizado em Foco 2019 acontece em três momentos: 22 e 23 e 24 e 25 em Faxinal do Céu (em Pinhão) e nos dias 29 e 30, em Curitiba. Na quinta-feira (23), a Secretaria Estadual da Educação realiza o segundo momento do seminário com servidores dos NREs de Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cianorte, Ivaiporã, Loanda, Goioerê, Paranavaí, Pitanga, Toledo e Umuarama. A abertura do evento será feita pela vice-governador, Darci Piana, e pelo secretario da Educação, Renato Feder.

“Fizemos o evento pensando nos diretores para ajudar as escolas funcionar melhor e apoiar o professor. Estamos trabalhando com questões importantes em como ajudar o professor a ter uma hora-atividade bem construída com apoio da escola. Estamos também reforçando o papel de liderança do diretor para que ele seja um líder que ajude o professor a dar uma boa aula e ensinar o aluno. Tudo com muita atividade e interatividade entre a equipe da secretaria com todos os diretores trabalhando para o ano letivo de 2019”, disse o secretário.
Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 23/01/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.