Informativos

19/06/2018

Inscrições Plataforma Freire 2018

Por Coordenação de Articulação Acadêmica

A Plataforma Freire - freire.capes.gov.br/ - é um sistema disponibilizado pela Capes com a finalidade de constituir uma base de dados para abrigar currículos de professores, pesquisadores, estudantes e gestores. Além disso, o sistema permite à Capes realizar a gestão da demanda por formação inicial e continuada de professores da educação básica e o acompanhamento dos programas e ações que tenham professores e escolas das redes de ensino.

Também por meio da Plataforma, as redes de ensino tem acesso aos dados e informações sobre os profissionais do magistério, com o intuito de facilitar o planejamento e a elaboração de políticas locais de formação inicial e continuada para esses profissionais. Outra funcionalidade é a de que os profissionais do magistério da educação básica podem socializar suas produções técnicas e acadêmicas, fomentando a visibilidade desses profissionais e sua conexão com a comunidade acadêmica e os gestores de políticas educacionais.

As inscrições Plataforma Freire 2018 seguem abertas, os professores das escolas que manifestaram interesse para participação no Programa Institucional de Iniciação a Docência e no Programa Residência Pedagógica já podem cadastrar os seus respectivos currículos.

A Plataforma Freire funciona como uma base de currículos, semelhante ao Currículo Lattes. Trata-se de um sistema de gestão, que distribui vagas para cursos entre professores brasileiros da educação básica. A gestão da plataforma fica por conta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Anteriormente, a Plataforma Freire era utilizada para gerenciar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). No entanto, o sistema passou por mudanças. Por isso, todos os docentes devem se cadastrar no sistema novamente, clicando na opção “solicitar cadastro”.

Mais informações e/ou dúvidas: freire@capes.gov.br ou 0800 61 61 61, opção 7.

Notícia organizada com base em: freire.capes.gov.br/sobre-plataforma em18/06/18.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.