Informativos

25/04/2018

Curso orienta para avaliação dos planos municipais de educação

A Secretaria de Estado da Educação reúne nessa terça-feira (24) e quarta-feira (25), em Curitiba, os Avaliadores Educacionais dos 32 Núcleos Regionais de Educação, representantes da rede estadual de educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para o curso de Avaliação dos Planos Municipais de Educação do Paraná.

O curso acontece simultaneamente em todos os 26 estados e no Distrito Federal para que todos os 5.570 municípios possam trabalhar com a mesma metodologia proposta pelo Ministério da Educação. “Essa rede de trabalho contribui para fortalecer a educação no Paraná e atingir as metas educacionais propostas para os planos municipais, estadual e nacional de educação”, disse a secretária da Educação, Lucia Cortez.

O encontro tem duração de 16 horas com o objetivo de atualizar as informações relativas aos planos municipais de educação do Estado e o planejamento das atividades de avaliação e monitoramento no ano de 2018. Os profissionais vão trabalhar questões relacionadas à normativa de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação, metodologia de monitoramento e avaliação dos planos e o planejamento de trabalho dos Avaliadores Educacionais.

O curso é coordenado pela Secretaria Estadual da Educação em parceria com a Diretoria de Cooperação e Planos de Educação, da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, do Ministério da Educação.

ARTICULAÇÃO - As informações trabalhadas no curso serão repassadas no próximo mês aos profissionais dos 399 municípios do Paraná. “Esse conjunto de ações que os avaliadores educacionais executam coopera para que o plano estadual seja atingido”, explicou o coordenador da Rede de Assistência Técnica para o monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação no Paraná, Maurício Pastor.

Desde 2015, todos os 399 planos municipais e o plano estadual de educação do Paraná são instituídos e publicados em Diário Oficial, monitorados e avaliados periodicamente. “Esses momentos de formação permitem que todos os municípios paranaenses possam continuar aplicando a metodologia proposta pelo Ministério da Educação para o monitoramento e avaliação dos planos educacionais e para que a comunidade daquele município possa acompanhar se as metas estão sendo atingidas”, frisou Pastor.

O curso também faz parte do programa Minha Escola Tem Ação (Meta), da Secretaria de Estado da Educação, que prevê a oferta da formação continuada a todos os profissionais que atuam na rede estadual de ensino.

PRESENÇAS – Participaram da abertura do curso a superintendente da Educação, Ines Carnieletto, o diretor-geral da Secretaria da Educação, José Carlos Rodrigues Pereira, o coordenador-geral de Cooperação Federativa da Dicope, Fernando Gralha de Souza, e o coordenador-geral de Implantação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação da Dicope, Jhonata Moreira Pereira.



Esta notícia foi publicada em 24/04/18 no site www.aen.pr.gov.br/. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.