Informativos

15/03/2018

Escolas estaduais podem participar do Geração Atitude

Assessoria de comunicação/Seed

O Geração Atitude está aberto para participação de todas as escolas da rede estadual em 2018. Até o ano passado o programa ficava restrito a cinco escolas por Núcleo Regional de Educação (NRE), mas agora as cerca de 2,1 mil unidades do Estado podem participar. As escolas interessadas devem entrar em contato com o seu NRE.

Com o objetivo de apoiar a formação cidadã dos estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil, esta edição do Geração Atitude vai trabalhar esses conceitos com o Geração na Escola: professores, promotores e juízes, em conjunto com as equipes pedagógicas, desenvolverão palestras e debates. Aos professores cabe trabalhar o conteúdo do Guia do Cidadão com os alunos e aos promotores e juízes ministrar palestras nas escolas.

Já a Caravana da Cidadania é um concurso que vai selecionar as 32 melhores propostas de Projetos de Lei, apresentados por estudantes e orientados por professores. Os autores dos projetos selecionados recebem como premiação uma viagem a Curitiba onde conhecerão as sedes dos poderes.

As principais informações sobre o programa e a versão digital do Guia do Cidadão estão disponíveis na página www.alep.pr.gov.br/geracao_atitude/. Cada Núcleo Regional de Educação deve apresentar no mínimo 10 escolas participantes.

PROJETO DE LEI – Em 2017, o vencedor da Caravana da Cidadania foi o Douglas Froelich, aluno do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, município de Cruz Machado (Sul do Estado), com um projeto de lei sobre combate ao bullying. O anúncio foi feito na Assembleia Legislativa do Paraná com a presença de todos os participantes do programa.

A superintendente da Educação, Ines Carnieletto, lembrou que o Geração Atitude contribui para o exercício da formação cidadã dos estudantes e estimula o protagonismo juvenil. “O nosso papel é trabalhar a cidadania e o envolvimento desses jovens para que possamos formar grandes lideranças e oportunizar a todos que conheçam os poderes públicos do Estado”, disse.

Na edição de 2017 foram inscritos 228 projetos de lei de 160 escolas da rede estadual de ensino. O programa Geração Atitude é resultado da parceria entre o Ministério Público do Paraná, Secretaria da Educação, Assessoria Especial de Juventude do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça.

Esta notícia foi publicada em 14/03/18 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.