Informativos

16/11/2017

Tecnologias Educacionais em Debate na internet

Assessoria de comunicação/Seed

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed) está promovendo encontros quinzenais sobre o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na sala de aula. Participam professores de instituições de ensino superior, técnicos dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) ou da própria Secretaria, e professores de escolas da rede estadual do Paraná.

Os encontros da Escola Interativa – Tecnologias Educacionais em Debate são transmitidos ao vivo pela internet e também ficam disponíveis para visualização no portal Dia a Dia Educação. Cada episódio trabalha um tema em formato de mesa redonda, com relatos de professores e técnicos da rede sobre suas experiências nas escolas e reflexões dos professores convidados.

“A escola hoje é um grande espaço para ajudar a transformar este mundo, de transformar desânimo em empreendedorismo, de construirmos um projeto de vida que valha a pena. Quando a gente está aprendendo ativamente, está nesse movimento de experimentar, se realiza mais, aprende mais, e por tabela, ajuda mais o aluno”, resume o professor José Moran, da Universidade de São Paulo (USP), durante sua participação na discussão sobre Metodologias Ativas.

O próximo encontro será realizado nesta sexta–feira (17), às 14h 30min, com o tema Scratch. Trata–se de uma linguagem de programação desenvolvida para ensinar a programar, podendo ser utilizada para criar animações e jogos.

Confira as edições anteriores:

Uso do Google Maps na sala de aula
– Ana Beatriz Carvalho: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
– Adriane Dall'Acqua de Oliveira: Escola Estadual Alberto Rebello Valente e Colégio Estadual Regente Feijo, de Ponta Grossa
– Silvana Gogolla de Mattos: Técnica Pedagógica da Coordenação de Tecnologias Educacionais da SEED

Google Sala de Aula
– José Moran: Universidade de São Paulo (USP)
– Ederson Barros: Colégio Estadual Padre José Pires, de Centenário do Sul
– Andrea Castagini: Técnica Pedagógica da Coordenação de Tecnologias Educacionais da SEED

Metodologias Ativas
– José Moran: Universidade de São Paulo (USP)
– Marcelo Oliveira: Colégio Estadual Narciso Mendes, de Curitiba
– Eguimara Branco: Coordenação de Tecnologias Educacionais da SEED

Ferramentas Digitais de Gestão Escolar
– Ariana Chagas: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
– Edinete de Fátima Souza: Colégio Estadual Senador Manoel A. Guimarães, de Curitiba
– Luciano de Lacerda Gurski: Assessor Pedagógico em Tecnologias Educacionais do Núcleo Regional de Educação de Curitiba

GeoGebra
– Sérgio Dantas: Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus Apucarana/PR
– Luciana da Fonseca: Colégio Estadual Lindaura Ribeiro Lucas, de São José dos Pinhais
– Silvana Gogolla de Mattos: Técnica Pedagógica da Coordenação de Tecnologias Educacionais da SEED

CONECTADOS – O projeto é uma iniciativa da Coordenação de Tecnologias Educacionais da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da SEED, e integra o Projeto Conectados 2.0, que trabalha o tema em 500 escolas da rede estadual.

“O programa atende um pedido das escolas pela formação continuada voltada para tecnologias educacionais. É preciso trazer essa reflexão para dentro da escola e proporcionar novas informações e equipamentos para que a educação esteja inserida no mundo da tecnologia, é preciso que isso seja definido em conjunto com o coletivo das escolas”, destacou o diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria, Eziquiel Menta.

Esta notícia foi publicada em 16/11/17 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.