Notícias

01/11/2017

Conheça o conteúdo da Palestra com Prof. Marcelo Camara (Capes)

Por Coordenação de Articulação Acadêmica (CAA)

No dia 20 de outubro de 2017, o Fórum Permanente de Formação Docente do Paraná reuniu-se nas dependências da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, para discutir sobre o rumo da educação brasileira.

Na parte da manhã, o professor Marcelo Câmara dos Santos, Diretor de Formação Continuada da Educação Básica na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), proferiu palestra sobre a Formação de Professores no Brasil, perante as alterações propostas pela Base Nacional Comum Curricular e a atuação da Capes nesse contexto.

Trouxe dados referentes à formação inicial, continuada e à pós-graduação, bem como percentuais referentes às redes formadoras das licenciaturas no Brasil na modalidade presencial e a distância. O professor Marcelo estabeleceu um paralelo entre os dados apresentados e as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para a formação docente.

Em sua palestra, também apontou os desafios e as necessidades de novos encaminhamentos. Destacou, ainda, a formação docente como prioridade do Ministério da Educação e realizou esclarecimentos sobre a reestruturação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) que passará a ser nominado de Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica​ (Profic).

Assista à palestra do professor Marcelo Camara em: https://drive.google.com/file/d/0B0HoC08cth-hWTg2am5tV2QyYU0/view?ts=59f36496
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.