Notícias

03/08/2016

Volta às aulas exige cuidados para evitar a gripe

Agência Estadual de Notícias

O período de volta às aulas e as baixas temperaturas no Estado exigem cuidados redobrados para evitar a infecção por gripe. Apenas na rede estadual de ensino, cerca de um milhão de estudantes voltaram às escolas nesta semana. Precauções como manter os ambientes arejados e lavar as mãos com frequência devem ser reforçadas aos alunos e professores.

“Além dos cuidados básicos de higiene, é importante que ao tossir ou espirrar as pessoas cubram a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o antebraço”, orienta a chefe de Centro estadual de Epidemiologia, Júlia Cordellini.

A médica também recomenda que os pais mantenham os filhos doentes em casa. “As crianças e adolescentes que apresentarem sintomas de gripe não devem ir à escola. Essa medida evita que outros alunos tenham contato com a doença e que a gripe se espalhe no ambiente escolar”, fala Júlia.

BOLETIM – A Secretaria da Saúde divulga semanalmente informações sobre a situação da gripe no Paraná. No informe técnico desta quarta-feira (2), são 1.080 casos de Síndromes Gripais Agudas Graves (SRAG) por Influenza no Paraná, desde o início do ano.

No novo boletim, o número de óbitos por gripe chegou a 216. O documento também mostra que todas as 22 Regionais de Saúde do Estado já apresentam circulação do vírus e 20 delas já registraram mortes por gripe. Do total de SRAG por Influenza, 1003 casos e 195 mortes são referentes ao vírus H1N1.

MATERIAIS – Para auxiliar na conscientização da população, a Secretaria Estadual de Saúde disponibiliza materiais da campanha ‘Não espalhe a gripe. Espalhe essas dicas’. Professores e escolas que tiverem interesse podem retirar cartazes e panfletos na Rua Piquiri, 160, no bairro Rebouças, em Curitiba, na Assessoria de Comunicação.

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. Os materiais de orientação também estão disponíveis online – http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3118. Mais informações pelo e-mail acs@sesa.pr.gov.br ou pelos telefones (41) 3330 4423/4424.

Esta notícia foi publicada em 12/07/16 no site www.aen.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.