Informativos

30/06/2016

Coleta de dados do Censo Escolar de 2016 vai até agosto

Assessoria de Comunicação/Seed

A primeira etapa da coleta de dados do Censo Escolar de 2016 começou nesta segunda-feira (27) e segue até o dia 31 de agosto. Diretores e responsáveis por escolas de educação básica de todo Brasil devem providenciar o preenchimento, via internet. Durante esse período, serão coletadas informações detalhadas sobre as unidades de ensino públicas e particulares e sobre estudantes, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica.

Realizado anualmente, o Censo é o principal levantamento estatístico-educacional de âmbito nacional. Os dados, coletados de forma específica, incluem desde a infraestrutura das escolas, matrículas e funções docentes até o movimento e o rendimento escolares.

Esse detalhamento é considerado importante e exige rigor dos responsáveis pelo preenchimento. Ele subsidia a definição de políticas públicas de educação, bem como a distribuição de recursos da União a estados e municípios.

As informações do Censo são usadas, ainda, para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação

A data de referência das informações prestadas deve ser a de 25 de maio, Dia Nacional do Censo escolar da Educação Básica.

A segunda etapa do Censo Escolar de 2016 consiste na abertura, no sistema Educacenso, do módulo Situação do Aluno. Nesse período, que deve ter início em 2 de fevereiro de 2017, serão coletados os dados sobre o rendimento e o movimento escolares dos alunos declarados (aprovação, reprovação e abandono).

O preenchimento dos dados do Censo Escolar deve ser feito no sistema Educacenso: http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/

Esta notícia foi publicada em 30/06/16 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.