Notícias

27/08/2015

Chefes de regionais conhecem sistema de Gestão da Informação

Os chefes dos 32 Núcleos Regionais da Educação do Paraná conheceram, nesta terça-feira (25), o funcionamento do sistema de Gestão de Informações do governo estadual e como a Tecnologia da Informação é aplicada à gestão pública. A apresentação foi feita pelo presidente da Celepar, Jacson Leite, com a presença da secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, e de chefes de departamentos da Secretaria da Educação.

“A gestão correta da informação permite fazer um governo inteligente. Com dados e informações corretos e atualizados em mãos, tanto o governador quanto os secretários podem planejar políticas públicas e projetos, tomando decisões precisas”, explicou Jacson Leite. No caso da educação, há dados disponíveis sobre unidades escolares, matrículas, merenda.

O encontro desta manhã, na sede da Celepar, fez parte das reuniões realizadas entre a Secretaria da Educação e as chefias de Núcleo, nesta segunda e terça-feira, em Curitiba. Ao longo da programação foram abordados temas pedagógicos, planejamento estratégico, uso de tecnologia nas unidades escolares e obras de escolas. O objetivo é manter todas as chefias de Núcleo atualizadas em relação ao trabalho da Secretaria, bem como colher sugestões.

META - Durante os debates, a secretária Ana Seres destacou o programa Minha Escola Tem Ação- META, que tem como foco a melhoria da qualidade da educação e redução dos índices de evasão escolar. As ações do programa envolvem as áreas de formação continuada, ampliação de jornada, mobilização da comunidade escolar, tecnologia educacional, práticas pedagógicas, gestão, além de prever a consolidação e monitoramento do projeto político pedagógico e do plano de ação das escolas.

“O META é o nosso carro-chefe, está inserido no Plano Plurianual e terá previsão orçamentária”, afirmou a secretária. A superintendente da Educação, Fabiana Cristina Campos, disse que todas as ações desenvolvidas nas escolas precisam estar alinhadas ao Meta e ao Plano Estadual de Educação, que é lei desde o mês de junho.

A programação desta terça-feira contou ainda com debates em torno de tecnologias educacionais, legislação escolar, questões ligadas à área de Recursos Humanos e obras.

A superintendente de Desenvolvimento Educacional, Vanda Dolci Garcia, destacou a reestruturação do departamento de Engenharia, em função da auditoria interna realizada nas obras de escolas, após a própria Secretaria detectar disparidade nas medições de algumas construções e determinar abertura de investigações. O trabalho da equipe de auditoria não tem prazo para ser encerrado.

PRIMEIRO DIA – Na segunda-feira, os temas em pauta foram educação empreendedora, educação integral e ações na área pedagógica. A programação contou com a presença do governador Beto Richa. “Educação deve ser a prioridade de todo governante, pois o resto vem atrás. É a construção da cidadania das pessoas”, disse o governador.

Esta notícia foi publicada em 25/08/15 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.