Notícias

14/04/2015

Programa de Aceleração de Estudos é tema de reunião

Assessoria de Comunicação/Seed

Cerca de 140 diretores, pedagogos e professores se reuniram nesta terça-feira (14), em Curitiba, para debater as propostas do Programa de Aceleração de Estudos – iniciativa da Secretaria de Estado da Educação para garantir que alunos que não estão no ano escolar compatível com a sua idade tenham sucesso nos estudos. Outras três etapas desse encontro estão previstas para 2015.

A reunião serviu para apresentar as propostas do programa e orientar sua implantação. Os participantes ainda terão oficinas específicas para debater as metodologias que serão utilizadas. “Essas oficinas vão preparar os profissionais para trabalhar com os alunos que precisam desse atendimento diferenciado. É uma metodologia que requer essa capacitação para que os nossos estudantes possam avançar com qualidade no ensino”, explicou a superintendente de Educação, Ana Seres Trento Comin.

“As oficinas vão proporcionar a readequação do currículo escolar e a capacitação dos professores. Com isso, vamos garantir um ensino de qualidade a esses estudantes”, frisou o diretor do Colégio Estadual Silvestre Kandora, Cícero Donadeli.

COMO FUNCIONA – O programa é piloto em mais de 200 escolas estaduais de 28 Núcleos Regionais de Educação, que aderiram de forma voluntária. São quase seis mil alunos matriculados em 153 turmas que ofertam o 6º ano do ensino fundamental e 171 que ofertam o 8º ano do ensino fundamental. Caso ocorra a aprovação, os alunos do 6º ano são matriculados no 9º ano no ano seguinte. Já os alunos do 8º ano chegam ao 1º ano do ensino médio.

As escolas têm uma organização diferenciada no atendimento desse grupo de estudantes. A proposta é oferecer qualidade nos processos de ensino e de aprendizagem com um trabalho que garanta ao aluno condições de acompanhar os estudos nos próximos anos. “Além de garantir que eles aprendam os conteúdos e avancem para os próximos anos, o programa vai facilitar o convívio desses estudantes, uma vez que têm idades próximas”, disse o diretor do Colégio Estadual Teotônio Vilela, Darcy Jasper.

O programa é resultado de encontros anteriores entre a Secretaria da Educação, Núcleos Regionais e direção de escolas estaduais. A Secretaria pretende ampliar a oferta do programa nos próximos anos.
Esta notícia foi publicada em 14/04/15 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.