Informativos

03/02/2015

PARFOR PRESENCIAL - PRÉ-INSCRIÇÕES 2015

Professores em exercício na Rede Pública de Educação Básica que necessitam de formação superior podem fazer sua pré-inscrição para cursos presenciais de licenciatura, no período de 20/01/2015 a 13/03/2015 por meio do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR Presencial). No Paraná, para o ano de 2015, serão oferecidas 1.750 vagas para cursos de licenciatura, para formação e qualificação de professores da Educação Básica e Profissional, com início das aulas previsto para o 2º semestre de 2015.

O PARFOR Presencial é um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para atender os objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. O objetivo é garantir aos professores em exercício na rede pública a formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.

São oferecidos cursos de Licenciatura para professor e tradutor intérprete de Libras que atuam em sala de aula na Rede Pública da Educação Básica sem formação superior ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar o curso de licenciatura na área em que atua em sala de aula; cursos de Segunda Licenciatura, para professor e tradutor intérprete de Libras que atuam em sala de aula em área distinta da sua Formação Inicial, e curso de Formação Pedagógica para professor e tradutor intérpretes de Libras, graduados, mas não licenciados, que atuam na educação profissional da Rede Estadual de Ensino do Paraná.

Para 2015 também poderão participar do PARFOR Presencial profissionais não docentes que atendam aos seguintes critérios: atuar em escolas públicas e estar cadastrado no Educacenso na função de Auxiliar/Assistente Educacional ou Profissional/Monitor de Atividade Complementar. Estes profissionais deverão realizar o cadastro na Plataforma Freire (freire.capes.gov.br) para poder concorrer a uma das vagas no curso desejado.

Os interessados em participar do programa e que atendem a todos os critérios, devem acessar a Plataforma Freire (freire.capes.gov.br), sistema informatizado do MEC para gestão da formação docente, para obter informações e realizar a pré-inscrição.

Dúvidas sobre o PARFOR Presencial podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3277-7380 da Secretaria de Estado da Educação do Paraná ou 0800 616161, opção 7, da CAPES, ou ainda, por meio do Fale Conosco da Capes, ou ainda nas Secretarias Municipais de Educação.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.