Notícias

15/04/2013

Saep vai avaliar 300 mil alunos da rede pública

Assessoria de Comunicação/Seed

A Secretaria de Estado da Educação fará nesta terça-feira (16) a segunda prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep). O sistema serve para medir a aprendizagem dos estudantes, na formulação de ações de educação e para subsidiar os professores na prática docente.

A nova avaliação será aplicada em todas as escolas da rede estadual de educação, para cerca de 300 mil alunos do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série) e do 1º ano do ensino médio.

Os estudantes deverão responder 26 questões objetivas da disciplina de matemática e outras 26 de português. Cada estudante responderá às questões no seu turno de aula. O tempo de aplicação da prova é de três horas.

Além das questões de conhecimentos das disciplinas, a avaliação também terá questões pedagógicas e de gestão escolar, que serão respondidas por diretores e professores das disciplinas de matemática e português, que somam mais de 17 mil profissionais.

Este ano a Secretaria fará duas avaliações. A segunda acontecerá em novembro e poderá conter outras disciplinas.

Um dos motivos que levou o Paraná a desenvolver um sistema próprio de avaliação da qualidade do ensino das escolas públicas é o fato de que os resultados das avaliações atuais, feitas pelo governo federal, demoram muito para chegar às mãos dos professores e pedagogos.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, é divulgado pelo Ministério da Educação cada dois anos. Além disso, outros estados já possuem sistemas próprios de avaliação.

“O sistema próprio permitirá ações mais rápidas e pontuais para melhorar a qualidade da educação no estado. Ele também é mais fiel pois leva em consideração as diretrizes curriculares do nosso estado”, afirma a superintendente de Educação, Eliane Rocha.

Outra. No caso do Saep, além da nota geral do estado, aparecem resultados por Núcleos Regionais de Educação, municípios, escola, turmas e por aluno.

Com esse nível de detalhe, o Saep pode subsidiar cada escola com dados específicos da sua realidade e informações para que possa desenvolver metodologias de ensino diferenciadas, que atendam as necessidades identificadas no sistema.

RESULTADOS – A primeira avaliação do sistema próprio da Secretaria foi aplicada em novembro passado para 250 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Os dados serão disponibilizados para as escolas, por meio do portal da Secretaria: www.educacao.pr.gov.br

Cada escola terá uma senha para acessar individualmente seus resultados. Qualquer integrante da comunidade escolar, como responsáveis que queiram saber do desempenho dos estudantes, pode procurar a direção e solicitar as informações.

“Não queremos competição. Queremos que cada escola reflita seus resultados para corrigir problemas e avançar”.

SERVIÇO

Prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná
Data: 16 de abril, quarta-feira
Horário: No turno em que o aluno estuda
Manhã - 8h30 às 11h30
Tarde - 14h às 17 h
Noite - 19h20 às 22h20

Local: escolas da rede estadual de educação

Participação: Alunos do 6º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio e do ano de conclusão do curso técnico do ensino médio integrado das escolas da rede estadual de ensino.

Material para a prova: Lápis, borracha e caneta esferográfica preta ou azul
Esta notícia foi publicada em 15/04/13 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.