Galerias de Imagens > > Política e educação

Ideb das escolas públicas e privadas Popular

"A comparação entre os resultados do Índice de Educação Básica (Ideb) em 2005 e 2007 mostra que são as escolas públicas as responsáveis pela elevação do desempenho no Brasil (veja o gráfico Crescimento abaixo).</br></br>

A análise dos índices que compõem o Ideb - Prova Brasil e taxa de aprovação - revela, por exemplo, que as notas das públicas de 1ª a 4ª série na Prova Brasil subiram 6,92% e as das privadas 0,22%, enquanto a elevação das taxas de aprovação ficou em 4,95% nas públicas e 0,94% nas particulares. </br></br>Esses avanços são explicados por Heliton Ribeiro Tavares, diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): "É mais comum o crescimento de redes abaixo da média do que a melhoria das já boas, que tendem a variar pouco".

As projeções apontam, entretanto, que os dois grupos terão, em 2021, uma diferença de 29% nas séries iniciais e 40% nas finais (veja o gráfico Evolução abaixo). A igualdade entre públicas e particulares só deve ocorrer em 2040."

Fonte: www.revistaescola.abril.com.br

"A comparação entre os resultados do Índice de Educação Básica (Ideb) em 2005 e 2007 mostra que são as escolas públicas as responsáveis pela elevação do desempenho no Brasil (veja o gráfico Crescimento abaixo).

A análise dos índices que compõem o Ideb - Prova Brasil e taxa de aprovação - revela, por exemplo, que as notas das públicas de 1ª a 4ª série na Prova Brasil subiram 6,92% e as das privadas 0,22%, enquanto a elevação das taxas de aprovação ficou em 4,95% nas públicas e 0,94% nas particulares.

Esses avanços são explicados por Heliton Ribeiro Tavares, diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): "É mais comum o crescimento de redes abaixo da média do que a melhoria das já boas, que tendem a variar pouco". As projeções apontam, entretanto, que os dois grupos terão, em 2021, uma diferença de 29% nas séries iniciais e 40% nas finais (veja o gráfico Evolução abaixo). A igualdade entre públicas e particulares só deve ocorrer em 2040."