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Ideb e Avaliações Nacionais

"Avançamos. À primeira vista, a conclusão que se extrai dos mais recentes resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), relativos a 2009 e divulgados em julho último, é positiva. Em relação à medição anterior, de 2007, a qualidade do ensino evoluiu em todos os níveis de ensino. Numa escala que vai até 10, pulamos de 4,2 para 4,6 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 3,8 para 4 nas séries finais e de 3,5 para 3,6 no Ensino Médio. Nas três etapas, a tendência é de alta, numa subida que ocorre desde 2005 e supera as metas estipuladas para o período. As razões para celebrar param por aí.</br></br>

Isso porque pelos resultados das avaliações nacionais - a Prova Brasil e seu antecessor, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) - o que se percebe é que cinco das seis médias de Matemática e Língua Portuguesa estão hoje em patamar inferior às de 1995. É verdade que uma comparação exata não é possível porque a Prova Brasil é praticamente universal e envolve 40 mil escolas, enquanto o Saeb trabalha com uma amostra menor, de 10 mil escolas. Mas a escala de pontuação e o foco são semelhantes (leitura em Língua Portuguesa e resolução de problemas em Matemática), o que dá força a uma constatação incômoda: no que diz respeito ao aprendizado, ainda estamos piores do que 15 anos atrás."

Fonte: www.revistaescola.abril.com.br

"Avançamos. À primeira vista, a conclusão que se extrai dos mais recentes resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), relativos a 2009 e divulgados em julho último, é positiva. Em relação à medição anterior, de 2007, a qualidade do ensino evoluiu em todos os níveis de ensino. Numa escala que vai até 10, pulamos de 4,2 para 4,6 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 3,8 para 4 nas séries finais e de 3,5 para 3,6 no Ensino Médio. Nas três etapas, a tendência é de alta, numa subida que ocorre desde 2005 e supera as metas estipuladas para o período. As razões para celebrar param por aí.

Isso porque pelos resultados das avaliações nacionais - a Prova Brasil e seu antecessor, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) - o que se percebe é que cinco das seis médias de Matemática e Língua Portuguesa estão hoje em patamar inferior às de 1995. É verdade que uma comparação exata não é possível porque a Prova Brasil é praticamente universal e envolve 40 mil escolas, enquanto o Saeb trabalha com uma amostra menor, de 10 mil escolas. Mas a escala de pontuação e o foco são semelhantes (leitura em Língua Portuguesa e resolução de problemas em Matemática), o que dá força a uma constatação incômoda: no que diz respeito ao aprendizado, ainda estamos piores do que 15 anos atrás."