Galerias de Imagens > > História e pesquisadores da educação

Decroly - Oficinas

Nas oficinas para o corpo e para a mente de Decroly, os alunos  escolhem o que querem aprender. Eles participam da construção do próprio currículo, segundo sua curiosidade e sem a separação tradicional entre as disciplinas. Da necessidade de comer pode decorrer o estudo dos alimentos, da história de seu preparo, dos mecanismos econômicos da agricultura e do comércio etc. Para os estudantes, os centros de interesse se estruturam como oficinas. As atividades manuais — entre elas os jogos e as brincadeiras — têm destaque especial. Os exercícios, ao ar livre e em grupo, são estimulados. Decroly criticava a supervalorização do trabalho intelectual e da expressão verbal. "A escola (tradicional) engorda fisicamente e entorpece mentalmente", escreveu.

Nas oficinas para o corpo e para a mente de Decroly, os alunos escolhem o que querem aprender. Eles participam da construção do próprio currículo, segundo sua curiosidade e sem a separação tradicional entre as disciplinas. Da necessidade de comer pode decorrer o estudo dos alimentos, da história de seu preparo, dos mecanismos econômicos da agricultura e do comércio etc. Para os estudantes, os centros de interesse se estruturam como oficinas. As atividades manuais — entre elas os jogos e as brincadeiras — têm destaque especial. Os exercícios, ao ar livre e em grupo, são estimulados. Decroly criticava a supervalorização do trabalho intelectual e da expressão verbal. "A escola (tradicional) engorda fisicamente e entorpece mentalmente", escreveu.