Museu da Escola - Histórico do MEP

A sede do Museu da Escola Paranaense (MEP) funciona em um prédio tombado (Inscrição n.º 171/2012) pela Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). Foi construído em 1906 para abrigar o Grupo Escolar Cruz Machado. Em 01 fevereiro de 1907 foi inaugurado e passou a atender mais de 80 alunos em duas salas de aula, sendo uma destinada aos meninos e a outra destinada às meninas, sob a direção da professora D. Alice Cornelia Daniel.

No ano de 1925, em razão de “graves defeitos de Hygiene Pedagógica”, os alunos e professores foram transferidos para o Grupo Escolar Dezenove de Dezembro (*). Em 1928, o Grupo Escolar Cruz Machado foi desativado em razão da inauguração do Grupo Escolar Dom Pedro II, localizado nas proximidades do Grupo Escolar Cruz Machado, na mesma Rua Bispo Dom José.

O Museu da Escola Paranaense (MEP) teve início em abril de 2008. Nesse primeiro momento, constituía-se como um projeto cuja finalidade era a de organizar e integrar os projetos da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude), na área de gestão do Patrimônio Histórico Escolar da Rede Pública Estadual de Ensino.

Em 2012, ano de tombamento do prédio, funcionava a Delegacia de Narcóticos (Denarc), órgão da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP). Após o seu tombamento, ocorreram reuniões do grupo intersecretarial (Seed, Seec, Seap e Seti) motivado pela necessidade de preservar e valorizar a memória escolar no Paraná. Estas reuniões resultaram na oficialização do Museu da Escola Paranaense criado pela Secretaria de Estado da Educação pelo Decreto Estadual n.º 8.242/2013. Em outubro de 2014 com a retomada do prédio pela Secretaria de Estado da Educação, passa então a ser a sede do Museu da Escola Paranaense. Inicialmente os objetivos do MEP eram de guarda e conservação do acervo escolar das escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná.

Com a nova reestruturação em julho de 2016, seu objetivo atual é o de sensibilizar e despertar nos gestores das escolas públicas, professores, alunos e a comunidade escolar como um todo, a terem um olhar mais atento aos assuntos relacionados à memória e ao patrimônio histórico, documental e cultural da rede estadual de ensino, bem como dar orientações pedagógica e museológica na criação de Centros de Memória.

O Museu da Escola Paranaense (MEP) é uma instituição com finalidade pedagógica, científica e cultural sob a Coordenação da Superintendência da Educação da Seed-PR que objetiva conservar, preservar e valorizar o patrimônio histórico, documental, artístico e cultural das instituições de ensino da rede pública estadual fortalecendo a memória, a identidade e o sentimento de pertencimento, por meio de exposições, pesquisas e capacitações em Educação patrimonial para Gestores, professores e técnicos pedagógicos da rede pública estadual de ensino do Paraná.

(*) Fonte: PARANÁ, Arquivo Público do Paraná/SEAP. AP n.º 2087, 1925.

íconde decreto
Acesse o Decreto

Nº 8242/2013
Recomendar esta página via e-mail: