Gestão Escolar

Museu da Escola - Histórico do MEP

O Museu da Escola Paranaense (MEP) teve início em abril de 2008. Nesse primeiro momento, constituía-se como um projeto cuja finalidade era a de organizar e integrar os projetos da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude), na área de gestão do Patrimônio Histórico Escolar da Rede Estadual de Educação Pública.
 
Sua criação institucional foi firmada no ano de 2013 por meio do Decreto nº 8.242/2013. Contudo, sua instalação com sede estabelecida no prédio do antigo Grupo Escolar Cruz Machado ocorreu em outubro de 2014. Inicialmente seus objetivos eram de guarda e conservação do acervo escolar das escolas do estado do Paraná.

Com a nova reestruturação, seu objetivo atual é o de sensibilizar e despertar os gestores das escolas públicas, professores, alunos e a comunidade escolar como um todo a terem um olhar mais atento aos assuntos ligados à memória e ao patrimônio histórico e cultural da rede estadual de ensino, bem como dar orientação museológica e pedagógica na criação de Centros de Memória.
Recomendar esta página via e-mail: